Como o Waze determina as manobras VIRE/MANTENHA/SAIA

De Wazeopedia
Em construção
Esta página está em processo de construção. A informação aqui presente não deve ser considerada oficial.

Em construção desde 13 de Janeiro de 2017


Comentários gerais

Para orientação sonora durante uma condução, o Waze utiliza um sistema de produção/síntese da voz humana abreviado do inglês como TTS (Text-To-Speech). Este sintetizador de voz, no Waze, obedece a algumas regras que nós devemos seguir na edição de mapas a fim de obtermos as melhores instruções de navegação.


O TTS do Waze emite uma orientação do tipo mantenha/vire/saia sempre que em uma junção entre segmentos de um percurso houver a necessidade de "escolha" entre dois ou mais caminhos (segmentos) diferentes.


Quando, em uma junção, NÃO há a necessidade de escolha entre segmentos (como quando se conduz o carro por uma rodovia entrecortada por pequenas vias), chamamos esta "sinalização" de "continuação" ou a "melhor continuação". Neste caso onde o caminho a ser escolhido em uma junção é a continuaçao da via em que o condutor se encontra a orientação do TTS de continue é a ausencia de comando de voz. Ou seja, quando nao há caminho a ser escolhido, o Waze fica em silencio. Chamamo-na de CONTINUE.


O segredo em descobrir/definir qual será a instrução do TTS (CONTINUE/MANTENHA/VIRE/SAIA) reside:

- no ângulos entre os segmentos a cada junção;

- e também nomes das vias a cada junção.


obs. As descrições abaixo são sempre para curvas à direita. Como curvas para a esquerda são simétricas a curvas para a direita, os exemplos abaixo seguem o mesmo modelo de algoritmo se as curvas forem à esquerda.

Definições

segmento-in: É o segmento que chega à junção "A". No seu encontro com junção é dada uma orientação de voz de mantenha/vire/saia.


segmento-out: É o segmento que sai desta junção "A" e serve como continuidade do percurso do condutor. A orientação de voz na junção A instrui o condutor a seguir pelo segmento-out.


segmento 1, segmento 2, segmento 3 e segmento 4: São todos os outros segmentos ligados a junção "A" e que não fizeram parte do percurso do condutor.


"junção": É o ponto que conecta dois ou mais segmentos.(Pontos de ajuste da geometria do segmento estão ao longo do segmento e NÃO se comportam como junções)


TTSdefinicao.jpeg

Ausência de Instrução - a "Melhor Continuação"?

Quando um Wazer dirige por uma rota, a cada junção desta rota o TTS analisa o que seria a continuação da estrada. Se existem duas possibilidades de continuação após uma junção qualquer o TTS procura reconhecer alguns parâmetros que indique a ele qual é a "melhor continuação".


Por que interessa saber qual é a melhor continuação?

Porque quando a rota segue sempre pela melhor continuação temos uma rota mais silenciosa. Ou seja, com menos orientação do TTS. Conhecer a continuação é importante para que tenhamos rotas mais silenciosas e instruções de navegação em pontos importantes de uma rota.


Por outro lado, toda vez que a rota seguir por um caminho que não é a melhor continuação, o TTS dará uma instrução de voz para orientar o condutor qual o caminho deve tomar.


Qual é o padrão reconhecido pelo TTS que o permite identificar o que é a "melhor continuação"?

Voltemos a figura anterior, onde ficou definido que Segmento-out seria a melhor continuação do segmento que chega a junção, o Segmento-in. Como é reconhecido o Segmento-out de um Segmento-in qualquer dentre diversos segmentos possíveis?


1. A melhor continuação apenas é considerada em curvas de ângulos menores de 45°. Acima disso é sempre dada a instrução "vire". Se dentro deste ângulo houver apenas uma possível continuação, ela será a "melhor continuação". Se dentro deste ângulo houver mais de uma possível continuação, mas nenhuma puder ser considerada a "melhor continuação", será dada instrução a todas as vias.


2. Se algum segmento, após a junção, apresenta mesmo NOME PRINCIPAL e também a mesma CATEGORIA do Segmento-in, então ele será reconhecido como a "melhor continuação" independentemente de qualquer outra coisa.


3. Se algum segmento, após a junção, apresenta mesmo NOME ALTERNATIVO e também a mesma CATEGORIA do Segmento-in, então ele será reconhecido como a "melhor continuação" caso o item 2 não tenha sido atendido.


3. Caso somente uma das características seja atendida, o segmento apresente NOME PRINCIPAL ou CATEGORIA igual a do Segmento-in, então a "melhor continuação" será escolhida de acordo com as seguintes características:

a) O segmento de "melhor continuação" apresenta mesmo NOME PRINCIPAL ou a mesma CATEGORIA do Segmento-in (nome principal tem prioridade sobre categoria);

Obs:

- Segmento que apresenta mesmo NOME PRINCIPAL, mas não a mesma CATEGORIA que Segmento-in será escolhido como melhor continuação prioritariamente quando houver um outro segmento qualquer que apresente mesma categoria de Segmento-in mas não o mesmo nome.

- Se o ângulo entre as possíveis "melhores continuações" seja maior entre elas do que entre elas e Segmento-in, então não haverá uma melhor continuação e será sempre fornecido algum tipo de instrução TTS.


Lembre-se que se a rota seguir através da "melhor continuação", não será dada nenhuma instrução via TTS.

Descobrindo o ângulo entre vias

Para saber qual é o ângulo entre duas vias e assim entender se a instrução será vire ou mantenha, é necessário fazer uso do script WME Junction Angle info.

Depois de instalado o script, ao selecionar duas vias conectadas será mostrado o ângulo entre elas dentro de um círculo verde.

Junction Angle Info Example.png

Tipos de Instrução

O reconhecimento pelo TTS das conjunções das vias descritas abaixo é que determinam sobre os comandos de MANTENHA, VIRE e SAIA. Lista de situações possíveis:

1) Se a junção tem apenas 2 segmentos, então não haverá instrução (um segmento é continuação natural do outro).

2) Se o Segmento-out for a "melhor continuação" (definida acima), então não haverá instrução.

3) Se o ângulo de saída entre Segmento-in e o Segmento-out for maior do que 45 graus (e inferior a 180 graus), a instrução será "VIRE À DIREITA".

4) Se o ângulo de saída entre Segmento-in e o Segmento-out for menor do que 45 graus, a instrução será "MANTENHA À DIREITA", nos casos de rodovias é "SAIA À DIREITA".

Sobreposição de Instrução de Voz

Esta funcionalidade, lançada junto com a versão 1.26-2 do editor de mapas, permite que você coloque explicitamente qual a instrução o waze deve fornecer ao usuário para realizar a conversão indicada.

Tts1.png

"Puxa então posso colocar as melhores instruções que eu julgar para cada conversão?"

Nâo.

Antes de recorrer à funcionalidade, certifique-se de que as instruções naturais (regidas por ângulos reais/não forçados, categorias e nomes corretos) não são suficientes para fornecer o comando correto.

Em outras palavras, o uso dessa funcionalidade é para casos bem específicos, quando forem necessários ajustes detalhados, ou seja, quando não for possível conseguir a melhor instrução sem fazer gambiarra/armengue.

Veja alguns exemplos:

Exemplo 1. Nestas conversões indicadas, o comportamento padrão seria "VIRE à esquerda".

Retorne1.JPG

Entretanto fica bem mais inteligível se recebermos a instrução "RETORNE". Bem, ai cabe uma sobreposição da instrução.

Retorne2.JPG

Exemplo 2. Um outro caso semelhante ao anterior.

AcB4zxB.png

Exemplo 3. A "gambiarra" usada por esse editor, é um caso clássico onde a Sobreposição de instrução poderia ser usada com elegância. Seria interessante mesmo ter a instrução "VIRE", porém o editor desavisado foi lá e criou um "joelho" na via - fez o ângulo ser 45 graus com micro-geometria (ao usar um zoom médio/alto os demais editores jamais perceberiam isso).

VqTsFxo.png

Neste caso, por exemplo você também poderia usar a sobreposição de instrução, porém mantendo a geometria adequada, ou seja, sem esse puxadinho para fazer os 45 graus.

Uma boa prática para avaliar os casos em que deve ser usado a Sobreposição de Instruções de Voz é que você discuta a possibilidade de usá-la, onde acreditar que seja necessário através do fórum regional do estado em que estiver editando.