Radares Ver histórico

Tipos de Radares

Os radares estão cada vez mais presentes em nossos percursos diários, nas grandes cidades e nas principais rodovias brasileiras. Atualmente, existem muitos modelos de radares em operação no Brasil, por exemplo, os fixos, os móveis, as barreiras eletrônicas e os de semáforos.

Veja algumas dicas e conceitos embutidos dentro do aplicativo:

Radar de Velocidade

É um equipamento fixo que afere a velocidade máxima permitida na via. São conhecidos como "pardais" e, visualmente, estão acoplados em postes nas vias.

Radar Semafórico

É um equipamento fixo que pode detectar o avanço de sinal vermelho e/ou aferir velocidade máxima permitida. Também conhecido como "caetano", é de fácil identificação, pois está fixado próximo a um semáforo.

Radar Falso

A opção existe para que seja possível sinalizar um radar que ainda não foi instalado, encontra-se em manutenção ou aparentemente está desativado. Além disso, podemos sinalizar outros objetos fixados nas margens das vias que possam confundir os motoristas, tais como os Radares de Controle de Tráfego. Neste fórum há mais detalhes e exemplo de Controle de Tráfego.

Radar de Velocidade Média

São equipamentos capazes de calcular a velocidade média entre dois pontos . Essa medição de velocidade média ainda não foi regulamentada pelo CONTRAN.

Como adicionar, alinhar, movimentar e remover

Disponível para Level 2+

No Brasil, os radares devem ser adicionados ao mapa, pelo WME, apenas quando se tem certeza da existência do equipamento e quando os mesmos possam gerar notificação ou autuação ao motorista. Um mapa poluído com alertas de radares inexistentes atrapalha o motorista além de tirar a credibilidade das notificações do app.

Uma boa referência para saber se um radar existe ou não no local é o site do INMETRO. Outra fonte de informação interessante é o portal do DNIT, onde é possível visualizar os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados em todo país.

Adicionar

Certifique-se que a camada de radares esteja ativa. Para isso marque a opção Radares conforme abaixo.

Camadas


Em seguida, clique na opção Radar dentro do menu Via na barra superior do Editor de Mapas.

Menu Via


Clique no radar, preencha as informações de Velocidade máxima permitida (km/h) e o Tipo de Radar e salve as alterações.


Alinhar

Certifique-se de alinhar o radar para que os alertas, tanto sonoros quanto visuais, sejam emitidos corretamente. Para isso, coloque o zoom no máximo e alinhe o círculo vermelho exatamente no centro da via. A aproximação máxima da visualização é fundamental, pois o alinhamento varia com o nível de zoom. Use o círculo vermelho para indicar o fluxo da via, ou seja, ajuste o círculo vermelho de acordo com o sentido da via a ser monitorado, independente da posição física do Radar (se fotografa a frente ou a traseira do veículo).

Em vias de mão dupla, com radar em ambos os sentidos, é necessário adicionar dois radares, cada um apontando em uma direção.

Após realizar as alterações, lembre-se sempre de clicar no ícone de Salvar da barra de menu.


Uma vez que foi salvo, o mapa precisa ser atualizado para que essa mudança seja propagada para os usuários. As atualizações de mapa do servidor internacional - INTL, que inclui o Brasil, podem ser acompanhadas no Editor de Mapas (WME) pela Compilação de Mapas.

Movimentar

A movimentação pode ser realizada apenas dentro do raio do radar. Nesse limite você pode fazer os ajustes necessários como posicionar corretamente o radar.

Remover

Os radares que estiverem com o tipo de bloqueio Auto, serão bloqueados no nível do último editor e para remover um radar o editor deve ter pelo menos o mesmo nível do editor que aprovou ou atualizou o radar. Bloqueio Manual, o editor escolhe o nível de bloqueio adequado.

Os radares podem ser removidos da mesma maneira como outros elementos do editor de mapas. Para isso, selecione o radar e clique no ícone da lixeira na barra de menu e depois clique em Salvar.