Restrições parciais

De Wazeopedia

Uma restrição temporal de uma conversão ou segmento é um impedimento utilizado para que o servidor de rotas desvie o trajeto em determinado horário e/ou de determinados tipos de veículos. Restrições temporais (em inglês, Time-based restrictions - TBR) são utilizadas frequentemente para vias exclusivas de ônibus ou taxi, conversões proibidas durante horários de pico, segmentos de sentido reversível em horários diferentes do dia, pontes e balsas que somente estão disponíveis durante o dia ou vias que são fechadas durante o inverno, e também eventos de caráter repetitivo (uso da via para lazer aos finais de semana e feiras). Especialmente, no caso da restrição temporal de conversão, é possível indicar que se trata de uma manobra de difícil realização. Esse efeito será explicado posteriormente.

Essa funcionalidade possui algumas características similares às das interdições, no entanto elas possuem aplicações diferentes. Para interdições no trânsito relacionadas a eventos, construções e catástrofes, consulte Interdições nas vias e Mega eventos.

Se uma conversão é proibida de forma permanente utilize as restrições de conversão ou mude o sentido para vias de mão única, se for o caso. Se nenhum tráfego for permitido através da interseção, os segmentos deverão ser desconectados. Se nenhum tráfego for permitido em determinado segmento, este não deverá ser adicionado ao mapa.


Visão Geral

Este artigo aborda a criação de restrições programadas por tempo e tipo de veículo. Podem ser chamados, coletivamente, de Restrições temporais.

Restrições temporais podem ser baseadas em:

  1. Um segmento que controla o fluxo de veículos em uma ou ambas as direções
  2. Conversões específicas envolvendo dois segmentos distintos

Cada uma das restrições podem ser podem associar ou não a combinação de:

  1. Tipo de veículos (caminhões, ônibus, cargas perigosas, etc.);
  2. Hora do dia e dia da semana.

Exemplos:

  • Rampas em rodovias com trânsito exclusivo para caminhões, todos os dias;
  • Proibição do trânsito de caminhões entre 9h da manhã e 15h da tarde aos finais de semana;
  • Proibida a conversão à esquerda entre 7h e 9h da manhã e entre 16h e 18h da tarde durante a semana;
  • Carona solidária nas faixas sentido leste das 5h às 11h e oeste das 15h às 22h;
  • Faixas de capacidade flexível em uma rodovia que pode seguir em um sentido diferente durante eventos matutinos ou vespertinos (frequentemente encontrados em vias expressas congestionadas e algumas ruas do tipo principal, algumas vezes com saídas controladas ou alterações de conversões visando a criação de rotas de tráfego expresso);
  • Veículos rebocando trailers.

Por ser um sistema bastante flexível requer uma observação cuidadosa de uma complexa interface, em um primeiro momento, para gerenciar tamanho número de combinações. É importante que alterações feitas por qualquer esquema de restrição programada no mapa seja efetuada com extremo cuidado para não desfazer horas de trabalhos realizados pelos editores. Tenha a certeza de realizar modificações em restrições programadas com considerável cuidado e paciência.

Segmentos

Info segmento destaque adic restrição.jpg

Quando há proibição de tráfego ou de certos tipos de veículos em um determinado trecho, você pode configurar restrições diretamente sobre o segmento, prevenindo qualquer fluxo de veículos na via em questão. Isso é mais fácil que colocar restrições temporais em todas as conversões que levam ao segmento afetado. Algumas restrições podem afetar somente um sentido ou alterar os sentidos ao longo do dia.

As restrições nos segmentos são adicionados ou editados por meio do botão ‘Adicionar/Editar restrições’ no painel esquerdo (botão de atalho ‘T’).

Isso dá acesso ao painel de "restrições temporais ou baseadas no tempo". A tela mostra três seções de restrição "A para B", "B para A" (que são as letras utilizadas para determinar o sentido de tráfego dos segmentos) e ainda "Mão dupla".

O texto abaixo de cada aba descreverá qual sentido de deslocamento para ajudar no entendimento de cada restrição.

Lista adic restrição segmento destaque.jpg
Clique no botão "Adicionar nova" para criar uma nova restrição.

Veja a seção Programando restrições para mais informações sobre como configurá-las. Restrições de segmento e de conversões são feitas pelo mesmo procedimento descrito a seguir. Você pode criar múltiplas restrições em diferentes horários do mesmo dia, ou ainda em diferentes horários de dias da semana diversos.

Restrição copiar para lado oposto.jpg
É necessário criar uma restrição específica para cada sentido, se houver diferenças entre elas, ou é possível aplicar para ambos os sentidos de uma vez. Observe cautelosamente se as aplicações ocorreram no(s) sentido(s) desejado(s), visto que a restrição aplicada incorretamente não produzirá os efeitos no mapa. Por exemplo, se o sentido do segmento for A>B e uma restrição for criada para o sentido B>A, o efeito prático será nulo. Em compensação, se a restrição para o mesmo segmento de sentido A>B for criado como "Mão dupla" ou A>B, os resultados serão alcançados como esperado.

Após criar a restrição, você poderá editá-la Pencil icon.jpg ou removê-la X icon.jpg utilizando os botões apropriados.

Seleção de múltiplos segmentos

Vários segmentos podem ser selecionados de uma vez por meio do botão Ctrl (Cmd em computadores Mac), a fim de se aplicarem restrições de uma só vez.

Restrições múltiplos segmentos destaque.jpg

Notas importantes ao editar múltiplos segmentos:

  • Verifique a direção dos segmentos selecionados. Dois segmentos paralelos, por exemplo, podem ter orientações diferentes, mesmo que apontem para o mesmo lado. Por exemplo, a orientação A>B de um pode ser no sentido norte-sul, enquanto a do outro pode ser no sentido sul-norte.
Segments opposing directions.jpg
  • Quando vários segmentos selecionados possuem diferentes restrições, haverá uma mensagem no painel, abaixo do título, indicando que "estas restrições aplicam-se a alguns segmentos selecionados". Caso queira que uma delas seja copiada a todos os segmentos selecionados, basta clicar, à direita da restrição específica, no termo "Aplicar a todos".
Link aplicar restrição a todos.jpg

Conversões

Quando apenas certas conversões são restritas de um segmento para outro, este método deve ser utilizado, sem que o impedimento seja aplicado ao segmento inteiro.

Restrição completa em tempo integral

"Setas de conversão" são aquelas que aparecem nas extremidades dos segmentos. Uma conversão proibida para todos os veículos em tempo integral é indicada por uma seta vermelha com um sinal de proibição próximo a ela. Tenha cuidado para não confundir o conceito, pois uma conversão proibida também pode ser chamada de "restrição" (entenda as Restrições leves e fortes), situação diferente da restrição temporal tratada neste artigo. Uma conversão que é aberta (não proibida) para todo o tráfego é indicada por uma seta verde. As conversões que possuem algum tipo de restrição temporal se tornam amarelas.

Lotsa turns.jpg

Para alterar uma seta verde para a cor vermelha (proibição total) e vice-versa, clique sobre a seta.

Veja o Guia Rápido de Edição de Mapas para mais detalhes sobre permissões de conversão.

As mesmas características também se aplicam para as conversões de retorno (u-turns). Entenda o seu funcionamento no artigo sobre melhores práticas de edição de mapa.

Restrições temporais de conversão

Quando uma manobra é limitada apenas por períodos específicos, você pode inserir uma restrição temporal na conversão de um segmento para outro. Esse tipo é chamado de "restrição temporal de conversão".

Placa restrição conversão.jpg

O painel de restrições também é acessível pelas setas de conversão. Clique sobre a seta correspondente à manobra desejada para habilitá-la (cor verde). Passe o cursor do mouse sobre a seta verde e você verá um ícone de relógio próximo a ela. Clique no relógio para acessar o painel de restrições.

Restriction arrow green2.jpg

Você verá o painel de restrição temporal.

Botão adicionar restrição destaque.jpg

Clique em "+Adicionar restrição" para criar uma nova

Veja a seção Programando restrições para mais informações. Restrições temporais de segmentos e conversões são aplicadas da mesma maneira conforme instruções a seguir. Uma diferença importante é que restrições de conversão só podem ser criadas uma a uma, ao contrário dos segmentos, os quais possuem capacidade de seleção múltipla.

Uma vez inseridos os dados da restrição, clique no botão "aplicar". Note que a seta se tornará amarela, indicando que a restrição foi aplicada.

Restriction arrow yellow mouseover2.jpg

Para acessar o painel de restrições temporais e editá-las, clique novamente no relógio ao lado da seta. Se você clicar sobre a própria seta, ela se tornará vermelha, proibindo o fluxo integralmente para aquela manobra. Caso tenha clicado na seta por acidente, basta, antes de salvar, clicar novamente para reabilitá-la e as configurações de restrição serão restauradas.

Conversões difíceis

No painel de restrição temporal das conversões, há uma caixa de marcação para conversões difíceis. Ao marcá-la, o servidor de rotas penalizará essa manobra adicionando 7 minutos ao percurso. Utilize essa função em locais de difícil travessia, principalmente se representarem risco ao usuário.

Programando restrições

Se você está trabalhando em uma restrição de segment ou conversão, escolha o dia da semana, horário do dia, intervalo de data e/ou tipos de veículos a serem restritos (proibidos). Adicione uma breve descrição sobre o motivo para que outros editores identifiquem. Siga as instruções a seguir para cada configuração.

Restrições painel vazio.jpg

Após configurar a restrição, pressione o botão "Adicionar" na parte inferior da interface para salvar e retornar ao painel de restrições. Continue adicionando da mesma maneira, caso existam restrições com características diferentes no mesmo trecho.

Dias da semana

Selecione os dias da semana em que a restrição ocorrerá. Use os links Selecionar tudo ou Selecionar nenhum para alterar rapidamente as caixas de marcação. Atente-se para a ordem correta dos dias, pois dependendo das configurações de localização do seu navegador, pode haver diferenças.

Horário no dia

Para restrições que se aplicam durante todo o dia, use a opção padrão Dia inteiro. Se a restrição ocorrer apenas em certos períodos do dia, selecione o marcador ao lado da palavra De para permitir a opção de horário. É possível clicar sobre o campo de horas e minutos para inserir valores pelo teclado, ou mesmo clicar sobre o ícone de relógio ao lado.

O formato de hora segue o padrão comum no Brasil de 24 horas em vez do AM-PM, portanto, caso queira se referir às 3h da tarde, utilize o valor de 15h

O horário configurado deve corresponder à hora local da área restrita, pois os servidores do Waze reconhecem o fuso horário e programarão a função corretamente.

Daylight savings time is automatically accounted for as long as the Waze client app is properly set to the correct local time.

Horário de meia-noite

Se uma restrição agendada ocorre entre 20:00 e meia-noite, não haverá grande diferença se você configurar o horário de término como 23:59 ou 00:00.

Atravessando meia-noite

Se uma restrição ocorre somente durante horário noturno e abre durante a manhã (e.g., uma via restrita entre 22h e 5h, haverá uma notificação de que a restrição vai acabar no próximo dia. Utilizando o horário citado como exemplo, se uma restrição começa às 22h de sábado e termina às 5 manhã de domingo, basta marcar apenas o dia de início (sábado) e inserir horário inicial (22h) e final (5h). Em outras palavras, marcar o dia da semana significa apenas que a restrição começará naquele dia e pode terminar em outro. Se, no exemplo anterior, você marcasse também o domingo, o trânsito ficaria restrito tanto na noite de sábado como na noite de domingo.

Alcance de data

Restrictions dates selector.gif

A configuração padrão é Todas as semanas, significando que não há limite de alcance quando você adiciona a restrição (caráter perpétuo), portanto, após o mapa se atualizar com a restrição, esta será ativada semanalmente no horário programado até que seja removida. Em casos excepcionais, você pode determinar um período ao marcar a opção Alcance e definir um período específico no calendário para que a restrição faça efeito. Atenção: nos casos em que o trânsito fica limitado a um período não-perpétuo é muito provável que se trate de um caso de interdição. Consulte o artigo sobre Interdições nas vias para entender. Ao clicar no botão com as datas, você verá dois calendários: o esquerdo (data inicial) e o direito (data final da restrição). Note que as datas são inclusivas, portanto o primeiro e o último dia estão sujeitos aos efeitos da restrição. Importa ressaltar também que, dentro do período escolhido, as restrições farão efeito apenas nos dias da semana marcados na parte superior. O formato de exibição das datas é DD/MM/AAAA.

Tipo de veículo

Nota: apesar de o editor de mapas suportar diferentes tipos de veículos para restrições temporais, os mecanismos de roteamento não consideram todos eles. O servidor de rotas atualmente suporta três tipos: veículos particulares, táxis e motocicletas. Nenhum outro tipo é utilizado pelo aplicativo ou Mapa ao Vivo para determinar rotas. Outro ponto importante é que o tipo "Transporte público", quando habilitado, permite que táxis trafeguem pela via, portanto tenha cuidado ao manejar a restrição desse tipo de veículo.

Há situações em que apenas certos tipos de veículos estão proibidos de trafegar por um segmento ou manobra. Exemplos disso são proibições de carretas em algumas áreas:

Placa restrição carreta.jpg

Outras manobras podem ser do estilo "proibido para todos, exceto algum tipo". Exemplos disso são pistas exclusivas de taxi ou ônibus.

Placa exclusivo ônibus.jpg Placa exclusivo taxi 122x60.jpg

A condição padrão, ao criar uma restrição, inclui todos os tipos de veículos. Em outras palavras, quando um tipo está marcado, ele será impedido de trafegar no período da restrição. Por exemplo, ao configurar restrição em uma pista exclusiva de táxi, deixe todas as opções de veículos marcados e desmarque apenas táxi.

Restrição tipo de veículos.jpg

Portanto, marque apenas os tipos que não são autorizados a trafegar durante o período da restrição. Utilize as opções de Selecionar tudo ou Selecionar nenhum para facilitar as marcações.

Lembre-se: marcar veículos irá proibi-los; desmarcá-los irá permiti-los.


Texto de descrição

Deixe uma descrição breve explicando a restrição, como por exemplo, ocorrência de feira, uso do espaço público, pista exclusiva, dentre outros. Isso contribui para que outros editores reconheçam o propósito da restrição.

NOTE: Há um limite de 100 caracteres no campo de descrição. Caso tente salvar ao exceder o limite, você verá uma mensagem de erro.

Examples

The following examples cover specific situations to provide more guidance. Some of the examples below will be turn based restrictions, but the method is the same for the segment restrictions.

Date range results

The following table includes example date range combinations and the resulting restrictions that it would generate:

Days of the week Time Range Date Range Restriction Result
Sunday All day 12.1.2014 - 12.31.2014 Every Sunday on December 2014, from 00:00 until 23:59:59.
Monday - Friday 09:00-11:00 Every Week Every weekday from 9am to 11am.
Thursday 23:00-03:00 Every Week Every Thursday from 23:00 until every Friday at 03:00
All All day 7.3.2015 - 7.15.2015 From July 3rd 2015 at 00:00 until July 15th at 23:59:59

Simple time based restrictions

For a turn or segment that is restricted (not allowed) between 10 am and 2 pm daily, click the radio button next to "From", then enter "10:00" and "14:00" as the start and end times of the restriction.

Restrictions 10-14.jpg

Click "Add" to add the restriction. You will be returned to the Time based restrictions panel. The panel should now reflect the added restrictions.

Restrictions list 10-14.jpg

For a turn that is restricted between 7 and 9 am, and again between 4 and 6 pm, add the restrictions one-by-one as instructed above. When added, the panel should look like this.

((Insert image of panel with 7-9 and 16-18 restrictions added - n peters to bienville example))

Overnight time based turn restrictions

Time-of-day restriction periods may cross midnight. For a turn that is restricted between 8 pm and 6 am, enter the From time as 20:00 and the To time as 6:00.

((Insert image of panel with 20-23:59 and 0-6 restrictions added - bourbon street example))

Date-based turn restrictions

Some restrictions may also only be in place on certain days of the week. For a turn that is restricted "weekends", check only the boxes for "Sat" and "Sun".

Restriction SatSun only.jpg

Time-and-date-based turn restrictions

For a turn that is restricted "2 pm to 4 pm, weekdays", when adding the restriction, uncheck the boxes next to "Sat" and "Sun", and enter "14:00" and "16:00" in the time boxes.

Restriction m-f 14-16.jpg

Time-of-year and holiday turn restrictions

Some restrictions may only be in place during certain times of year. If on a specific date and time, set the appropriate combination.

At this time, there is no way to schedule a yearly repeating holiday restriction. You must enter each year manually. Adding more than one year at a time may be helpful. For example, adding a minimum of two years at a time would mean that you don't need to "remember" to go back to edit in the next restriction right away, or 5 sets of restrictions (to cover 5 years) would make it unnecessary for quite a long time. Unfortunately, there is no simple way to even manually update an existing date range from one year to the next; you must effectively recreate the exact start and end dates for each year.

Reversible road

Reversible roads are roads whose travel direction depends on the time of day, to allow more lanes of travel into or out of a city in order to handle the additional vehicle load during rush hours.

On the Waze map, a reversible road is set up as a 2-way road, and then the allowed travel directions are set up as restrictions. This is a bit tricky because Waze uses the idea of restrictions, which is the opposite of allowed. For example, say a road allows travel northbound only between the hours of 6AM to 11AM. Those are the allowed hours of travel that direction. In the Waze restrictions setup, we would have to ensure that travel in that direction is restricted from 11:01AM to 5:59AM.

Reversible roads with vehicle type restrictions

Some reversible roads may also be restricted to certain vehicle types. A common example of this is the reversible HOV lane.

Some cities have reversible roads set up that are also HOV lanes. Two examples are in Seattle and are the I-90 and I-5 Express Lanes. These lanes reverse travel direction depending on the time of day, but these lanes are also HOV lanes, so you aren't allowed on them unless your vehicle meets the requirements.

Below are the current setup for the I-5 Express Lanes in Seattle, WA, based on published schedules by the Washington Department of Transportation.

I-5 express seattle a-b restrictions list.jpg

I-5 express seattle b-a restrictions list.jpg

While the WSDOT webpage is very simple what the schedule is, only having two entries, to translate that into restrictions is much more complicated.