Servidores do Waze

De Wazeopedia

Waze utiliza pelo menos três conjuntos de servidores em diferentes localizações para um excelente desempenho globalmente.


Visão Geral

Todos os mapas de cada região listada na tabela abaixo são separados. Qualquer coisa reportada ou criada em um dos servidores não será visivel nos outros. O login dos servidores é único, então não é necessário criar um login em cada servidor. Mas é possivel que você acesse um servidor diferente do seu local e não perceba até observar a sua quantidade de pontos, grupos ou mudanças de mapa anteriores.


Área do Mundo
EUA & Canada
Resto do mundo
Israel

É possivel que você encontre alterações em um servidor que pertencem a áreas de outro servidor, isso pode fazer com que você pense que está no servidor correto, no entanto essas áreas não são utilizadas pelo servidor apropriado. Desta maneira o applicativo cliente irá ignorar alterações feitas desta maneira.

Mudando de servidor

Mapa ao vivo

Ao deslocaar o Live Map, o sistema automaticar muda para a infraestrutura de servidores da área que está sendo visualizada. Não há configuração de usuário para mudar o servidor.

Editor de Mapas (WME)

O Editor de Mapas não muda automaticamente de infraestrutura. Há duas maneiras de mudar de servidor no WME.

1. Há um menu do lado esquerdo em cima, nele é possivel selecionar:

  • Mundo
  • Apenas Estados Unidos e Canadá
  • Apenas Israel


2. No lado esquerdo, clique no icone de configurações abaixo das informações de usuário. Na lista com titulo Ambientes selecione o seu local correspodente.

Em permalinks é possivel determinar em qual servidor o local está, parte do link indica qual servidor é utilizado. Os valores possiveis são:

Áreas do Mundo Valor na URL
EUA & Canada &env=usa
Resto do Mundo &env=row
Israel &env=il

Por exemplo, o endereço para Joanesburgo na Africa do Sul é:

http://www.waze.com/editor/?zoom=3&lat=-26.19321&lon=28.04383&env=row

NOTA: Os servidores de Israel estão sendo migrados para os servidores do resto do mundo, eventualmente os servidores de Israel serão desligados.

Aplicação do Cliente

Se o aplicativo do cliente mudar de servidor por engango (já aconteceu há algumas pessoas no passado), pode ser que você não consiga visualizar os seus pontos. Se você levar seu aparelho celular ou dispositivo inteligente dos EUA para a Europa ou ao contrário você pode precisar forçar seu cliente para mudar de servidor.

Em ambos os casos, incie a aplicação Waze no seu cliente e tente logar com sua conta local, se isso falhar:

  • Logue com uma conta temporária (tocando em pular no menu de registro)
  • Vá para navegar no menu principal e na barra de procura digite uma das seguintes sequencias de caracteres para mudar de servidor
Área do Mundo Procure por
EUA & Canada ##@usa
Resto do Mundo ##@other
Israel ##@il
  • Reinicie o aplicativo e digite suas informações de login