Cargos de edição

From Wazeopedia


Introdução

Os Cargos de Edição determinam aquelas que são as responsabilidades atribuídas aos editores na tarefa de edição do mapa.

Intrínsecos aos Cargos de Edição está a edição e a gestão de uma determinada zona ou várias zonas geográficas.

Cargos de edição

Mapeditor.png Editor de mapa

A cartografia do Waze é realizada pelo próprio utilizador da aplicação e está disponível a qualquer Wazer que deseje contribuir. Para tal, basta criar uma conta no Waze e entrar no editor de mapas para começar a editar.

Esta simples ação define o primeiro passo do utilizador dentro da comunidade: o Wazer acaba de se tornar num Editor.

Um Editor distingue-se do resto da comunidade de utilizadores diários da aplicação, em resultado daquela que é a sua integração na comunidade de editores de mapa do Waze e daquela que é a sua interação com a mesma.

Todos os editores iniciam no Nível de edição 1 – Editor Novato – e podem evoluir ao longo do tempo, tanto no nível de edição, como no(s) cargo(s) de edição que desempenham, à medida que:

  • ganham experiência na edição do mapa
  • aprendem a utilizar o editor do mapa
  • tomam conhecimento de todas as regras e normas locais descritas na Wazeopedia
  • participam no fórum da comunidade portuguesa

Qualquer novo Editor deve, primeiramente, ler o conteúdo que consta na Wazeopedia da Comunidade Portuguesa e conhecer as regras básicas de edição para, assim, editar corretamente o mapa.

Badge AreaManager.png "Area Manager"

Um dos primeiros passos realizados pelos editores que desejam investir mais tempo na melhoria do mapa e na experiência de utilização do Waze consiste em assumir a responsabilidade da edição do mapa numa determinada área.

Assim, um AM - Area Manager (Gestor de Área) é um membro da comunidade de editores do Waze que se dedica a um papel mais proativo na edição de áreas específicas de Portugal que conheça bem (geralmente zonas onde habita, trabalha, tem família, passa férias, etc.).

O tamanho das áreas de edição atribuídas a um AM resultam, principalmente, daquela que é a experiência e conhecimentos de edição do Editor. Contudo, como existe uma falta de editores em certas zonas de Portugal, alguns poderão ter o privilégio de obter áreas de edição com maior dimensão.

A missão

As principais tarefas a cumprir por um AM são:

  • A atualização do mapa durante a construção, modificação, supressão de vias, etc.
  • A gestão das alterações temporárias do trânsito durante obras de requalificação
  • A resolução dos UR's - Update Requests (Pedidos de Correção enviados pelos Wazers, quando detetam um problema ou uma não conformidade no mapa)
  • A resolução dos MP's - Map Problems (Problemas no Mapa automaticamente identificados pelos servidores do Waze, através de mecanismos de deteção de incoerências)
  • A moderação dos PUR's - Place Update Request (Pedidos de Atualização de Locais solicitados / sugeridos pelos Wazers: nomenclatura, fotografias, horário de funcionamento, etc.)
  • Ajudar e apoiar novos editores, com base na sua experiência adquirida ao longo da edição do mapa, da leitura da informação constante na Wazeopedia e da participação no Fórum Waze Portugal e no workspace do Slack WazePT
Condições para ser "Area Manager"

Os AM's assumem um papel de maior visibilidade dentro da comunidade e, por consequência, uma acrescida responsabilidade em relação aos utilizadores da aplicação e aos demais editores do mapa.

Desse modo, a comunidade portuguesa pretende que os seus AM's tenham alguma experiência de edição, que sejam conhecedores das regras básicas de edição e que possuam um bom espírito de comunicação, ao participar no fórum e ao esclarecer quaisquer dúvidas sobre as suas áreas.

Espera-se que um futuro AM demonstre um mínimo de presença no fórum da comunidade portuguesa, seja através de pedidos de desbloqueio, problemas que pediu para resolver, dúvidas por esclarecer ou a simples participação em debates de interesse geral.

Reitera-se que o grande objetivo de um AM é ser responsável pela edição de determinada área do país, pelo que deve realizar edições mais locais dentro da sua área e corrigir e ajudar novos editores que aí editem. Perante quaisquer dificuldades ou impossibilidades de realizar determinadas edições, deverá ser pedida ajuda a outros AM's da área ou, em último caso, aos CM's - Country Managers de Portugal.

Para candidatar-se a AM é necessário que o editor:

  • Tenha no mínimo o nível de edição 2
  • Tenha realizado, até ao momento, 5.000 edições
  • Participe na edição dos mapas há mais de 1 mês
Candidatura a "Area Manager"

1º passo – Realizar o pedido

Antes de se candidatar ao cargo de AM, o Editor deve ter conhecimento dos Primeiros Passos e das Regras de edição do mapa, onde encontra informação relativa a regras de edição gerais do Waze, assim como regras de edição específicas para Portugal.

Para pedir acesso de AM, o Editor deve preencher o seguinte formulário.

Seguindo a política do Waze, os pedidos de AM em Portugal são geridos pelas comunidades de AM's, CM's e LC's - Local Champs, os quais irão verificar se todos os critérios referidos no formulário são preenchidos, com vista a validar o pedido.

Posteriormente, é efetuada uma avaliação às áreas até então editadas pelo Editor, garantindo que este assimilou e aplicou corretamente as regras básicas de edição do mapa.

Espera-se, em particular, que o Editor candidato a AM:

  • Não adicione e deixe segmentos a vermelho, ou seja, sem adicionar o nome da rua ou sem selecionar "Não tem" no campo do Endereço
  • Utilize a nomenclatura correta na atribuição do nome da rua aos segmentos no campo do Endereço utilizando, por exemplo, as abreviaturas presentes no Guia sobre as abreviaturas
  • Não adicione nomes de rua no campo do Endereço aos segmentos que constituem uma rotunda
  • Verifique o Sentido dos segmentos que editou, evitando segmentos com sentido desconhecido
  • Verifique as indicações de permissão ou proibição da manobra no nó (setas a verde ou vermelho), de e para o(s) segmento(s) adjacente(s)
  • Não deixe segmentos conduzíveis entre si desconectados um do outro
  • Não aprove câmaras de velocidade, de semáforos ou fictícias
  • Adicione locais segundo as regras presentes no Guia sobre edição de locais
  • Tenha um mínimo de participação no fórum

2º passo – Identificar-se no fórum

Após preencher o formulário mencionado no 1º passo, o Editor deverá identificar-se como candidato a AM no tópico Lista de AMs e Editores de Portugal do fórum da comunidade portuguesa de editores.

Desta forma, dá-se a conhecer a toda a comunidade como futuro AM.

3º passo – Aguardar pela atribuição da área

Se as edições realizadas pelo Editor forem adequadas, confirmando os conhecimentos e competências mínimas exigidas para o cargo, um dos LC's envia um pedido à equipa do Waze para atribuir o cargo de AM ao Editor e associar-lhe a(s) correspondente(s) área(s) de edição.

Dependendo da maior ou menor disponibilidade imediata por parte dos LC's e/ou da equipa do Waze para dar resposta ao pedido, o candidato poderá ter de esperar algumas semanas até que verifiquem e validem o seu pedido.

Assim que o Editor seja adicionado pela equipa do Waze, este passa a ter a sua área de edição permanentemente desbloqueada e torna-se num AM.

No futuro, caso pretenda alargar a área que lhe foi atribuída, bastará preencher novamente o formulário com a nova área a ser adicionada.

Caso o Editor demonstre poucos conhecimentos de edição e nenhuma participação no fórum, o seu pedido será rejeitado.

O que se espera de um "Area Manager"?

A comunidade espera que o futuro gestor de área tenha adquirido os conceitos mais básicos de edição e que interaja positivamente com a comunidade. Assim o AM deverá:

  • Compreender e saber utilizar todas as funções de base do WME,
  • Compreender, aplicar e manter-se atualizado de todas as regras de edição presentes nos guias do wiki,
  • Editar corretamente as ruas principais e secundárias das pequenas localidades, assim como das grandes cidades,
    • Verificar a correta ligação dos segmentos,
    • Verificar o sentido de circulação dos segmentos e as permissões/proibições de virar nos entroncamentos e cruzamentos.
    • Ter a capacidade de identificar os segmentos bloqueados e seguir o correcto procedimento para obter um desbloqueio,
    • Ter a capacidade de solicitar ajuda aos editores de nível superior para resolver problemas com segmentos bloqueados,
    • Utilizar adequadamente as rotundas e rampas de acesso,
  • Gerir adequadamente os "Update Request", respeitando o procedimento indicado no seguinte Wiki,
  • Interagir e respeitar os outros editores, assim como, os Wazers que reportaram um problema no mapa,
  • Responder às mensagens privadas do fórum (PM) que lhe são dirigidas,
  • Evitar deixar segmentos vermelhos e corrigir os existentes (segmentos não validados),
  • Evitar eliminar estradas sem justificação, mesmo que sejam para adicionar mais tarde, caso o faça todos os dados de trânsito do segmento serão eliminados,
  • Evitar adicionar e aprovar câmaras de velocidade, de semáforos e fictícias. Devendo pelo contrário ajudar na limpeza de todos os radares por aprovar e de todos os radares fictícios e de semáforos,
  • Evitar fechar um "Update Requests" sem realizar uma análise da situação e se necessário envolver-se numa conversa com o Wazer que enviou o problema no mapa,
  • Participar ativamente no fórum, estar atento aos tópicos de pedidos de ajuda / desbloqueio e responder atempadamente a pedidos de outros editores,
  • Ajudar outros editores e gestores de área (AM), trocando ideias e oferecendo críticas construtivas quando forem detetadas edições inadequadas,
  • Conversar amigavelmente e aceitar sugestões e críticas em caso de edições inadequadas.

Atenção! A inatividade de um "Area Manager" no editor de mapas durante 90 dias leva a uma anulação automática da sua área e dos direitos que tem como AM.

"Area Managers" em Portugal

Os editores identificados como "Area Managers" em Portugal são:

Editor Zona
Alex02-GTT Cabo Espichel a Fonte da Telha
C4TANh0 Portugal
CarlosMAlvarez Portalegre
civitaouro Lisboa a Leiria (O)
darkgraber Braga (NE)
DengKao Portugal (S)
Domingues3D Viseu, Mangualde, Tondela, Vouzela
fjsbarbosa Arquipélago dos Açores
J0N4S13 Portugal
jlmaia210 Portugal
JorgeAntunes Lourinhã, Peniche e Torres Vedras
kaiseragv Peniche (N) a Ansião
KarderGomes Portugal
linguasaltitante Portugal
luis_forte Pinhel, Beira Alta
nnvvcc Portugal
Ricardo3201 Vila do Conde a Guimarães
SIFR_WZR Castelo Branco, Covilhã, Trancoso
snp21 Arquipélago dos Açores
TcoUpLoad Portugal (N)
vitorjrsantos Esmoriz a Espinho (interior)
Wazbraga Portugal (N)

Lista atualiza a 09/04/2017, caso encontrem algum erro nesta lista podem comunicar o problema a um dos Local Champs de Portugal.


Badge CountryManager.png "Country Manager"

Um "Country Manager" (gestor de país), ou em abreviado "CM", é um Wazer que tem o privilégio de editar em qualquer lugar dentro do país. Nesta perspetiva, podemos considerá-lo como um gestor de área, com uma área de edição atribuída em todo o território nacional. Para além desta capacidade geográfica de edição, também participa na coordenação dos gestores de área, a fim de homogeneizar as áreas de edição dentro da comunidade.

Embora seja um cargo de edição e não um cargo de gestão da comunidade, espera-se daqueles que pretendam este titulo um investimento pessoal significativo.

Destaca-se assim a importância do cargo de "Country Manager". Tal como o de gestor de área, este têm uma grande responsabilidade para com os utilizadores do Waze e com os próprios gestores de área e editores em Portugal.

Espera-se que o futuro "Country Manager" seja um exemplo a seguir por todos em relação à qualidade das suas edições e no seu comportamento para com os outros membros da comunidade. Portanto, será dada uma atenção especial à qualidade das suas contribuições a partir do momento em que este tenha atingido o nível 5.

Assim, para ser um "Country Manager", deve:

  • Ter adquirido uma sólida experiência como "Area Manager" de nível 4 ou 5 edição.
  • Ter um perfeito conhecimento das regras de edições do wiki e de todas as suas subtilezas,
  • Alcançar o nível 5 de edição, ou seja, ter atingido no mínimo um número de 250.000 edições de mapa.
  • Demonstrar a capacidade de comunicar com uma certa cortesia, respeito e pedagogia com outros editores no fórum ou em conversas no chat do editor de mapas.

(Alguns gestores de área podem atingir o nível 5 sem que por isso sejam "Country Managers", ou pelo contrário, ainda estarem no nível 4 e serem promovidos a "Country Manager".)

Deverão ainda trabalhar em conjunto com outros "Country Managers" e "Local/Global Champs" no que toca a definir e refinar as boas práticas edição e em determinar a melhor forma de implementar novas funcionalidades e mudanças nas regras de edição.

Em Portugal, os “Local / Global Champs”, monitorizam a atividade e a contribuição dos “Area Managers” dentro da comunidade. Quando um gestor de área satisfaz as condições acima mencionadas, e que existe um claro consenso dentro do grupo dos “Local / Global Champs” português, então o editor será promovido para o cargo de “Country Manager” e anunciado no fórum, pelo que não é necessário solicitar este cargo.

Fica claro que será inútil pedir por este cargo. Se este não lhe for atribuído, pergunte-se a si mesmo se preenche os critérios mencionados e se necessário entre em contato com os “Local/Global Champs” ou com o "Country Coordinator" nacional para saber o que pode melhorar nas suas edições ou no seu comportamento dentro da comunidade.

"Country Managers" em Portugal
  • AmixWiko [PM]
  • dbcm [PM]
  • goncalovm76 [PM]
  • Hugo_Moreira [PM]
  • jmgm1963 [PM]
  • matosplay [PM]
  • olivetreePT [PM]
  • paulomeireles71 [PM]
  • VonTuna [PM]

Nota sobre a história dos cargos

A equipa do Waze procedeu, por volta do verão de 2014, a uma reestruturação dos cargos, das responsabilidades e dos níveis de edição, especificando os novos critérios de elegibilidade. Contudo alguns dos antigos editores, que haviam sido concedido um cargo com base nos critérios anteriormente definidos, foram mantidos nesse cargo mesmo que estes não cumpram os novos critérios. É por essa razão que poderá cruzar na comunidade editores que parecem ter indevidamente algum cargo específico. Não é favoritismo, mas simples consequência dessa reformulação.