Guia Rápido de Edição do Mapa

From Wazeopedia

Publicado: 29.set.2020‎ | Editado: 29.set.2020

"IF IT'S NOT BROKEN, DON'T FIX IT!"

Esta é a frase que muitos dos editores vão ouvir (ou ler) dos editores mais antigos e seniores.

O processo de simplificação ou de afinação para novas funcionalidades traz sempre o potencial de quebrar algo que já funciona há anos. É importante perceber que o Waze está sempre a evoluir e, neste processo, há muita experimentação e muitas funcionalidades que ficam, de alguma forma, disponíveis no editor mas que nunca ficam disponíveis no mapa ou na aplicação.

O processo de simplificação de vias é um bom exemplo deste mote: ao unir dois segmentos num só, estamos a potenciar a perda de muita informação e o potencial para quebrar alguma coisa é real e é algo que acontece a todos os editores, incluindo o pessoal sénior. Não se pretende dizer que não se devem melhorar áreas que estão a funcionar há anos mas alertar para o facto de que o processo de simplificar uma via é, por si só, todo um projeto: há que validar se há inversões de marcha autorizadas, se há números de polícia definidos ao longo da via, se as velocidades nos dois sentidos são as mesmas e em que localizações, se o nome das ruas é o mesmo (sim, é possível), se há setas vermelhas em locais estratégicos, se há indicações de voz forçadas, etc., etc., etc..

A fim de se obter um melhor resultado neste tipo de edições, torna-se imprescindível o uso de plugins como WME Magic e WME Toolbox.

Constatando-se que há mesmo a necessidade de melhorar uma estrada, seja porque ajuda a aplicação, porque ajuda numa funcionalidade nova ou porque ajuda os outros editores, é importante considerar esta alteração como um projeto, onde se deve:

  • indicar com uma caixa de comentários, em cima do trabalho a ser feito, que o mesmo está em "obras"
  • acompanhar todos os UR's, MP's que possam aparecer na zona e resolvê-los rapidamente
  • pedir ajuda a alguém que seja da zona ou deslocar-se o próprio editor ao local para o conhecer em detalhe (isto porque o Street View tem potencial para estar desatualizado)
  • envolver um maior número de editores, nomeadamente se for uma autoestrada ou uma estrada com muito trânsito (GPS Arrows), pois é importante para que se possa afinar / corrigir algo mais rapidamente