Passagens de Nível

From Wazeopedia

Publicado: 14.jul.2020‎ | Editado: 18.dez.2021

Autor - olivetreePT

Introdução

A implementação da funcionalidade das Passagens de Nível (PN) no Waze, tem como objetivo melhorar a segurança dos utilizadores ao apresentar, atempadamente, um alerta visual e sonoro a quem tem que atravessar uma linha férrea.

Em concordância com a legislação portuguesa em vigor, são identificáveis no Waze todas as passagens de nível da rede ferroviária portuguesa, assinaladas e definidas pela entidade gestora (Infraestruturas de Portugal).

A comunidade WazePT tem disponível para consulta uma base de dados com informação relativa a todas as linhas ferroviárias da rede nacional, com e sem serviço de exploração, com as suas respectivas classificações, bem como referência a todas as estações ferroviárias e apeadeiros.

A colocação de PN's no mapa apenas está disponível a editores de nível de edição 4 ou superior.

Tipo de passagem de nível

Com guarda de cancelas automáticas

As PN's com guarda de cancelas automáticas, contêm um sistema de guardas em cancela, que fecham automaticamente antes da passagem de comboios.

A imagem seguinte mostra o exemplo da PN de São João do Estoril.

Passagem de nível com guarda de cancelas automáticas


Com guarda de cancelas manuais, acionadas manualmente

As PN's com guarda de cancelas manuais contêm cancelas mecânicas, que são fechadas manualmente por um guarda de passagem de nível, antes da passagem de comboios.

A imagem seguinte mostra o exemplo de uma PN em St.ª Maria da Feira.

Passagem de nível com guarda de cancelas manuais


Com guarda de corrente, fechadas manualmente

As PN's com guarda de corrente são fechadas manualmente por um guarda de passagem de nível, antes da passagem de comboios.

A imagem seguinte mostra o exemplo de uma PN em Eixo.

Passagem de nível com guarda de corrente


Sem guarda

As PN's sem guarda têm apenas sinalização vertical e não têm qualquer barreira de proteção à passagem de veículos.

A imagem seguinte mostra o exemplo de uma PN em Santiago de Riba.

Passagem de nível sem guarda


Implementação no mapa

A implementação no mapa pode ser efetuada nos seguintes contextos: edição sistematizada ao percorrer, por exemplo, toda a extensão de uma determinada linha férrea ou aleatoriamente, quando o Editor se “cruzar” com uma PN no decorrer de qualquer outra edição que esteja a efetuar. Em qualquer um destes contextos, deve sempre primar-se pela boa conduta de edição.

Os elementos conexos em falta, nomeadamente as estações ferroviárias e os apeadeiros, também devem ser acrescentados ao mapa. No que respeita à designação destes locais, deve ser observado o seguinte:

  • estações ferroviárias - adotar a nomenclatura "Estação Ferroviária de <designação>"
(não é correto chamar a estes locais "Estação da CP" ou "Estação de Comboios")
  • apeadeiros - adotar a nomenclatura "Apeadeiro de <designação>" e acrescentar "Estação Ferroviária de <designação>" como nome alternativo

Todas as PN's devem ser colocadas no mapa do Waze quando façam parte da rede ferroviária nacional, seja ela de domínio público ou privado, com ou sem guarda, e sempre que atravesse a rede rodoviária, independentemente do tipo de via.

Excetua-se a colocação de PN's no mapa do Waze nos locais onde haja partilha do mesmo espaço da via pública com outros veículos a circular sobre carris e metro de superfície, assim como linhas ferroviárias dentro do mesmo contexto, estando elas sinalizadas com semáforos para os utilizadores rodoviários, assim como PN's dentro do domínio privado e PN's em caminhos de terra em zonas florestais, onde é clara a baixa intensidade de trânsito e de circulação automóvel.

Para adicionar uma nova PN no WME, o Editor deve selecionar a opção Estradas na barra de ferramentas e posteriormente a opção Passagem de nível.

A colocação de uma PN no mapa deve respeitar os seguintes pontos:

  • colocar uma PN sobre todos o segmentos que atravessam a linha férrea
  • para cada um dos segmentos que atravessam a linha férrea, colocar uma PN para cada um dos sentidos de trânsito
  • colocar o ponto vermelho em direção à linha ferroviária, independentemente do ângulo de interseção


Exemplos ilustrativos

exemplo 1 exemplo 2 exemplo 3

Sempre que um Editor adicione uma PN ao mapa, deve registar a mesma neste documento para posterior análise e eventual cruzamento com dados oficiais.

Passagens de nível na aplicação

Após a implementação no WME, a PN fica sinalizada graficamente na aplicação do Waze, mantendo-se sempre visível no mapa, independentemente do destino do Wazer e do facto de haver ou não uma rota traçada.

Na aplicação, com ou sem rota traçada, quando o Wazer passar por uma PN, é despoletado um alerta visual e sonoro ("Atenção, passagem de nível") com uma antecedência de 500 m. Estes alertas são apresentados várias vezes por sessão, desde que as PN's tenham uma distância entre si superior a 500 m.

Alerta de passagem de nível na app


Na aplicação, os alertas sonoro e visual são opcionais e podem ser desligadom no menu de configurações.

Menu de configurações de alerta de passagem de nível


Os ícones de PN também podem ser ligados ou desligados.

Opções de configuração do alertas de passagem de nível na app