Projectos/Landmarks

From Wazeopedia

Publicado: 5.set.2020‎ | Editado: ---

Projeto - Landmarks


Autores

- AmixWiko

- linguasaltitante

Contexto

A definição de pontos de referência (landmarks) no mapa Waze é uma constante diária, por introdução e/ou pedido de catalogação por parte de Wazers e/ou editores de mapa, que circulam por Portugal Continental e Ilhas, que assim entendem ser relevante tal menção constar nesse mesmo mapa, sendo posteriormente tais locais validados ou não consoante os critérios pré-definidos.

Querendo-se um mapa com pontos de referência, o mais detalhado e o mais localizado possíveis, para uma melhor pesquisa de quem utiliza o Waze, torna-se necessário definir a forma de se catalogar uma "landmark", havendo algumas de conceito mais estrito, que têm também regras de definição e/ou catalogação, que importa implementar.

Proposta


Introdução de uma Landmark - Conceito Geral


Introdução de Landmarks - Conceito Específico:


Cargas e Descargas


Farmácias


PCE's - Postos de Carregamento Elétrico


PMR's - Parques de Estacionamento de Mobilidade Reduzida


Parques de Estacionamento (Geral)


Postos de Combustível

Pela sua importância para o condutor e no apoio a este durante a condução, os locais onde sejam comercializados os vários tipos de combustível automóvel devem ser identificados e assinalados no mapa do Waze.

Landmark do TipoÁrea

Para que seja passível atribuírem-se características adicionais e específicas deste tipo de locais, os mesmos devem ser definidos com a Categoria “Posto de Combustível”.

As landmarks correspondentes a locais da mencionada categoria devem ser do Tipo “Área” e devem ser desenhadas decalcando o perímetro do local, conforme visível na imagem de satélite.

Landmark da Categoria “Estacionamento”

A landmark deve abranger todos os edifícios que façam parte do mesmo negócio, tais como os correspondentes a lojas de conveniência, lavagem de veículos, etc., assim como zonas destinadas a estacionamento automóvel que sirvam o local em causa.

Nos casos em que se constate que o posto de combustível se insere numa área significativamente maior e onde existam outros negócios não intrínsecos ao posto propriamente dito, tais como restaurantes, locais de repouso, estacionamento para camiões, etc., deve ser ponderada, dependendo da sua utilidade para o Wazer, a identificação individual dos mesmos. Estes locais devem ser identificados e assinalados no mapa mediante a adição de locais do Tipo "Ponto". Deve igualmente ser ponderada a opção de se desenhar uma landmark da Categoria “Estacionamento” que abranja toda a zona e correspondentes negócios aí existentes. São exemplos desta situação as áreas de serviço que se encontram ao longo das autoestradas.


Dimensão

Apesar de uma grande percentagem deste tipo de locais corresponder a áreas pequenas, deve, sempre que possível, desenhar-se as correspondentes landmarks com área superior a 500 m².

Landmarks com área superior ao referido valor são visíveis na aplicação, dando-lhes, assim, um maior destaque.


Nome
– Generalidade dos postos de combustível

O Nome a atribuir à landmark deve apresentar o seguinte formato:

⛽️ <marca> - <localidade>

Pretende-se que o posto seja facilmente identificável aquando de uma pesquisa na aplicação, sendo o nome atribuído à landmark, mas não só, aquele aspeto que permite tal.

Com efeito, e sendo frequente a existência de mais do que um posto de uma mesma marca em uma mesma localidade, torna-se necessário – e fundamental – colocar no Endereço o nome da rua onde o mesmo se localiza.

Quando se verificar a existência de dois postos de combustível, próximos um do outro, em cada um dos lados de uma mesma estrada, deve-se adicionar um sufixo ao nome, com vista a diferenciar o sentido de circulação em que o mesmo se insere. Os sufixos permitidos são:

Sentido de circulação Sufixo
norte → sul [N/S]
sul → norte [S/N]
este → oeste [E/O]
oeste → este [O/E]

Assim, para os referidos casos, o formato a adotar para o Nome é:

⛽️ <marca> - <localidade> <sufixo>

Àqueles postos de combustível que, para além de comercializar os tipos de combustível mais usuais também comercializem Gás de Petróleo Liquefeito (GPL), deve ser adicionado o seguinte Nome alternativo à landmark: "GPL Auto".

A designação "GPL Auto" deve, igualmente, ser adicionada à Descrição da landmark em causa. Pretende-se, assim, facilitar a pesquisa e localização dos postos que comercializem o mencionado tipo de combustível.

– Postos de combustível inseridos em Áreas de Serviço

O Nome a atribuir à landmark deve apresentar o seguinte formato:

⛽️ <marca> - A. S. de <localidade> <designação da estrada> <sufixo>

Além do nome principal, deve ser adicionado um Nome alternativo à landmark, de acordo com o seguinte formato:

<marca> - Área de Serviço de <localidade> <designação da estrada> <sufixo>

Nos mesmos moldes do definido para a generalidade dos postos de combustível, caso também se verifique a comercialização do combustível GPL, o termo "GPL Auto" deve ser adicionado como segundo Nome alternativo e também adicionado ao campo referente à Descrição da landmark.


Categoria(s)

Com vista a permitir a atribuição de características adicionais e específicas destes tipo de locais, como é o caso do preço dos combustíveis e da marca, a Categoria principal – e primeira – a atribuir à landmark deve ser “Posto de Combustível”.

Na eventualidade do local em causa disponibilizar outro(s) tipo(s) de serviços que se enquadre(m) na listagem das Categorias constantes no WME, as mesmas devem ser adicionadas como categorias secundárias. Exemplos típicos são:

Lavagem de veículos
Loja de conveniência
Multibanco
Oficina / Loja automóvel
Restaurante
...


Marca

Por forma a permitir efetuar uma pesquisa no Waze dos locais que comercializam combustível, diferenciando-os pela entidade comercializadora, deve ser atribuída à landmark em causa a respetiva Marca. Para o efeito, deve ser selecionada na listagem disponível no WME a marca correspondente à entidade em causa.

Nas situações em que se verifique que a marca de determinado posto não consta na listagem disponível no editor, o campo Marca deve ser deixado em branco. Assim, não deve ser selecionada qualquer marca nem mesmo a designação "Outra" (mesmo que esta conste na listagem).

Postos de combustível que sejam distribuidores de uma marca de combustível, e desde que tenham eles próprios uma referência / designação comercial, devem ser encarados como sendo postos genéricos pelo que, independentemente da marca de combustível que possam distribuir, também nestes casos o campo Marca deve ser deixado em branco e sem qualquer referência à marca de combustível que distribuí.


Acessos

O acesso a um posto de combustível deve ser efetuado apenas através de segmentos do Tipo "Estacionamento".

Atendendo às características destes locais, a circulação dos veículos efetua-se, tipicamente, num só sentido, pelo que os segmentos de acesso devem ser definidos com sentido único. Contudo, cada caso deve ser avaliado individualmente por forma a que os sentidos de circulação implementados reflitam a realidade do local.

Um Ponto de destino deve sempre ser adicionado à respetiva landmark, correspondente ao ponto de entrada através do qual o Wazer deve aceder ao posto. O mencionado ponto deve situar-se sobre o segmento de acesso e próximo da estrada principal ao qual este último está conectado.


Postos de mono-combustível

Qualquer local da categoria “Posto de Combustível” pode ser sugerido pelo Waze como potencial local para reabastecimento. Contudo, alguns locais de abastecimento podem ser inadequados para o típico Wazer, como são exemplo aqueles que apenas comercializem Gás de Petróleo Liquefeito (GPL).

A maior parte dos Wazers considerará um erro se uma pesquisa por postos de combustível os encaminhar para tal local.

Para evitar estas situações, tais locais não devem ser classificados com a categoria “Posto de Combustível”, pelo que devem ser adicionados ao mapa cumprindo as seguintes regras / restrições:

  • adotar o template ⛽️ <marca> - <localidade> para o Nome
  • ser do Tipo “Ponto”
  • ser classificado com a Categoria principal - e única - “Serviços automóvel”
  • ser adicionado o Nome alternativo "GPL Auto"
  • ser adicionada à Descrição a designação "GPL Auto"


Outros parâmetros
  • Fontes externas
Quando disponíveis, e de acordo com o número de fontes disponíveis, devem ser atribuídas à landmark em causa todas as Fontes externas que correspondam ao local em causa permitindo, assim, associar a mesma a um mesmo local do Google Maps.
  • Site
Sempre que possível, e constatando-se que a marca dispõe de uma página web, o link para a mesma deve ser adicionado ao campo Site.
  • Horário de abertura
Por se tratar de uma informação de extrema utilidade no apoio ao Wazer, deve ser adicionado no campo Horário de abertura o horário de funcionamento do posto em causa.
Atendendo ao facto de que muitos postos já dispõem de pagamento automático no próprio equipamento / bomba de abastecimento, sempre que se confirmar que tal é passível de ser efetuado 24 horas / 7 dias por semana, o horário a definir será Todos os dias - Dia todo.
Por se tratar daquele horário em que o Wazer pode proceder ao abastecimento de combustível, este horário é, assim, independente do praticado pela loja de conveniência que possa estar associada ao local.
  • Bloqueio
Para evitar a perda de dados, por exemplo decorrentes da aceitação automática de submissões de "editores confiáveis", as landmarks correspondentes à generalidade dos postos de combustível devem ser bloqueadas no nível de Bloqueio 4. Landmarks correspondentes a postos de combustível inseridos em Áreas de Serviço devem ser bloqueadas no nível de Bloqueio 5.


Exemplos

- Generalidade de postos de combustível

⛽ Galp - Porto
⛽ BP - Arcozelo

- Postos de combustível dos dois lado da estrada

⛽ Repsol - Porto [N/S]
⛽ Repsol - Porto [S/N]

- Postos de combustível inseridos em uma Área de Serviço

⛽ Galp - A. S. de Pombal (A1) [S/N]
⛽ Galp - A. S. de Pombal (A1) [N/S]


Rotundas


Área de Testes

- versão 01.0

- em constante atualização e desenvolvimento...


Conclusão

soon...