Projectos/Passagens de Nivel

From Wazeopedia

Autor - olivetreePT

Contexto

A implementação no Waze da nova funcionalidade das Passagens de Nível (PN) (RRC: Rail Road Crossing), tem como objetivo melhorar a segurança dos utilizadores, ao apresentar atempadamente um alerta visual e sonoro a quem tem que atravessar uma linha férrea. Em concordância com a legislação portuguesa em vigor, são assinaladas todas as passagens de nível da rede ferroviária portuguesa, assinaladas e definidas pela entidade gestora (Infraestruturas de Portugal)

Proposta

A colocação no WME apenas está disponível a editores de nível R4 ou superior, embora possa depois ser desbloqueada a editores de todos os níveis.

A implementação no mapa pode ser efetuada em vários contextos: edição sistematizada ao percorrer por exemplo toda a extensão de uma determinada linha ou aleatoriamente ao “cruzar” com uma PN no decorrer de outra edição. Em qualquer um destes contextos, deve sempre primar-se pela boa conduta de edição (devem ser acrescentados todos os elementos conexos em falta, nomeadamente as suas estações e apeadeiros).

Antes da implementação das PN, é preciso avaliar algumas situações:

  • O tipo de passagem de nível, com ou sem guarda
  • O tipo de linha ferroviária em questão
  • O tipo de estrada que faz a passagem de nível e respectivo nome
  • Os sentidos de trânsito da estrada
  • O número de estradas que cruza a passagem de nível

Tipo de passagem de nível

Esta secção mostra os vários tipos de passagem de nível com e sem guarda existentes em Portugal, seguidos de exemplos.

Com guarda de cancelas automáticas

As passagens de nível com guarda de cancelas automáticas contêm um sistema de guardas em cancela, que fecham automaticamente antes da passagem de comboios.

A imagem seguinte mostra o exemplo da passagem de nível de São João do Estoril:

Passagem de nível com guarda de cancelas automáticas

Com guarda de cancelas manuais, acionadas manualmente

As passagens de nível com guarda de cancelas manuais contêm cancelas mecânicas que são fechadas manualmente por um guarda de passagem de nível, antes da passagem de comboios.

A imagem seguinte mostra o exemplo de uma passagem de nível em St.ª Maria da Feira: Passagem de nível com guarda de cancelas manuais


Com guarda de corrente, fechadas manualmente

As passagens de nível com guarda de corrente são fechadas manualmente por um guarda de passagem de nível, antes da passagem de comboios.

A imagem seguinte mostra o exemplo de uma passagem de nível em Eixo:

Passagem de nível com guarda de corrente

Sem guarda

As passagens de nível sem guarda apenas têm sinalização vertical, e não têm qualquer barreira de proteção à passagem de veículos.

A imagem seguinte mostra o exemplo de uma passagem de nível em Santiago de Riba:

Passagem de nível sem guarda

Tipo de linha ferroviária

A listagem abaixo mostra os tipos de linha ferroviária existentes:

Tipo da estrada que atravessa a linha

Tem que se considerar também o tipo de estrada que atravessa a linha ferroviária e o respetivo nome:

Sentido do trânsito na estrada

Sentidos de trânsito na estrada que atravessa a linha ferroviária:

  • Estrada de sentido único;
  • Estrada de dois sentidos (Exemplo);

Número de estradas que atravessa

O número de estradas atravessadas pela linha ferroviária:

Passagem de nível que atravessa uma estrada

Passagem de nível que atravessa duas estradas

Após a análise destes tópicos, e em título de exemplo, devemos considerar quando serão ou não colocadas.

Todas as passagens de nível devem ser colocadas quando:

  • Façam parte da rede ferroviária nacional, seja ela de domínio público ou privado, com ou sem guarda, e sempre que atravesse a rede rodoviária independentemente do tipo de via.
  • Excetua-se a colocação de PN onde haja partilha do mesmo espaço da via pública com outros veículos a circular sobre carris e metro de superfície, assim como linhas ferroviárias dentro do mesmo contexto, estando elas sinalizadas com semáforos para os utilizadores rodoviários, assim como PN dentro do domínio privado, e PN em caminhos de terra em zonas florestais onde é clara a baixa intensidade de trânsito e de circulação automóvel.

Depois de analisados estes dados, está tudo pronto para a sua implementação.

Implementação no mapa

Para criar uma nova PN no Editor do Mapa(WME), tem que ir ao menu Estradas e selecionar a opção Passagem de nível/Railroad Crossing.

Menu Passagem de Nível

A implementação da PN no mapa deve ser sempre com o ponto vermelho em direção à linha ferroviária, independentemente do ângulo de interseção (exemplo), e colocado sempre uma PN por cada sentido de trânsito, como mostra a imagem seguinte.

Implementação da Passagem de Nível

A nova PN tem que ser registada, obrigatoriamente, neste documento para posterior análise e cruzamentos com dados oficiais.

As edições das linhas ferroviárias estarão de acordo com o definido na Wazeopedia conforme se pode consultar aqui (link a colocar)

A comunidade WazePT tem disponível para consulta uma base de dados com informação relativa a todas as linhas ferroviárias da rede nacional, com e sem serviço de exploração, com as suas respectivas classificações, bem como referência a todas as estações e apeadeiros.

Passagens de nível na app

Depois da implementação no WME, a PN fica sinalizada graficamente no Waze com o símbolo abaixo, que fica sempre visível no mapa da aplicação, independentemente do destino e de haver, ou não, rota traçada.

Icone de passagem de nível na app

Em modo navegação, com ou sem rota traçada, quando se passa por uma PN, o alerta é dado de forma visual e sonora (”atenção, passagem de nível”) com até 500m de antecedência, várias vezes por sessão, desde que as PN tenham uma distância superior a 500 metros entre si.

Alerta de passagem de nível na app


O alerta sonoro e visual na app é opcional e pode ser desligado no menu de configurações.

Menu de configurações de alerta de passagem de nível


Os ícones de PN podem também ser ligados ou desligados.

Opções de configuração do alertas de passagem de nível na app