Projectos/Rampas Autoestradas

From Wazeopedia

Rampas e Autoestradas


Autor

olivetreePT

Conclusão

Em apreciação pela equipa.


Contexto

A edição de segmentos está composta por diversas categorias divididas de forma hierárquica adaptada à realidade e legislação em vigor em Portugal, para que dessa forma, possa haver uma uniformidade no mapa e a navegação seja feita em concordância às regras nosso país.

Sugestão

As Estradas Portuguesas são definidas por diversas categorias, tendo estas, para os devidos efeitos de edição de mapa, sido adaptadas ao que temos no editor Waze. Desta forma com as devidas exceções as edições das vias deverão seguir as seguintes regras:   

HIGHWAYS (REDE NACIONAL)

FREEWAY (AUTO-ESTRADA):  São todas as nossas auto-estradas de rede viária nacional designadas pelo nome “A..”, que estejam sempre identificadas com o sinal de auto-estrada (H24) , assim como todos os acessos (Rampas) desde que estes façam apenas ligação entre auto-estradas, que tenham duas ou mais vias e que a velocidade implementada no segmento, seja superior a 80 km/h.

A sua designação no campo “Rua” constará apenas o nome da AE (A1) e o campo localidade ficará vazio.

Estas deverão ser desenhadas sempre em segmentos independentes em cada sentido, aproximando-se sempre à realidade no terreno e com uma velocidade por omissão  a 120 Km/h em Lock5.

São ainda classificadas como “Freeway” todas as estradas conhecidas por “Vias reservadas a automóveis e motociclos” classificadas com o sinal (H25), por estas compreenderem as mesmas regras e restrições aplicadas na auto-estradas. (exemplo: IC19, IP3) 

As regras de nome, localidade e Lock são iguais às das auto-estradas e a velocidade por omissão será 100km/h. 

Todos os nomes complementares que estes segmentos possam ter, assim como o sentido de marcha, serão colocados em nome alternativo. (Ex: A1/IP6/E80 (N)).

Sempre que se circule dentro da mesma AE, não deverá haver indicações TTS, exceto se houver uma saída em segmento idêntico (AE), ainda que possa haver casos de situações excepcionais a indicação poderá ser reforçada com o “continue em frente”. 

RAMP (ACESSO A AUTO-ESTRADA)

São todos os acessos da rede viária que dão entrada e saída das auto-estradas e vias reservadas, a outros segmentos, normalmente designados por “acessos (Ac.)”.  Podem ainda ser aplicados a todos os outros acessos de entradas e saídas de “Majorhigways e MinorHigways” desde que estes tenham nome de “acesso” ou vários nomes de indicativos, e que facilitem as indicações “TTS” ou que a forma visual possa baralhar o resultado pretendido no LiveMap.

MAJORHIGWAYS (ESTRADA NACIONAL / IP / IC)

MINORHIGWAYS (ESTRADA MUNICIPAL)


Instruções visuais e voz

Partindo do princípio que todos têm carta e sabem as regras e sendo que é a primeira vez que o condutor passa naquele sítio, seguem alguns exemplo.

AE com 3 vias com a direita a acabar

- Sendo um Wazer exemplar vou circular pela direita e será esta a posição partindo logo do princípio que acontece, sendo “isto” que visualizo na sinalização vertical : até aqui tudo de acordo.

- Querendo sair à direita não há dúvidas, mas para seguir “em frente” a indicação sonora (já que a visual está correta) se for “mantenha-se à esquerda” para quem não conhece, de repente pode originar o sair da via mais à direita para a via mais à esquerda (a maioria dos condutores fazem o que o “GPS” diz) ainda com a devida precaução, pode desta forma cometer duas infrações graves sendo que é isto que se pretende que não se faça. Ainda que mude para a via central na verdade o que está a fazer é seguir em frente porque a estrada principal é a mesma (a maioria dos casos nem muda de nome).

- Agora vamos nos colocar na posição “Wazer” em que está demasiado trânsito ou por outras razões circula na via central e vai ouvir “mantenha-se à esquerda”. A maioria dos casos (não sendo conhecedor da zona) o “wazer” vai mudar para a esquerda, (errado porque até estava bem), já se ouvir “continue” em frente, está corretíssimo.

Condutor circula na via da esquerda

- O Wazer circula na via da esquerda, ouve o “mantenha-se à esquerda” e o que vai fazer aqui? (ficar confuso provavelmente). Logo partindo do pressuposto que o Wazer da via central e esquerda (que são a maioria) ouvem a indicação sonora o correto será sempre “continue em frente” e quando assim se justificar, já que eu sou de acordo em não ter nada para não “poluir” demasiado e evitar confusão e repetição.

Conclusão: neste caso acho que vence pela maioria dos casos porque as indicações “continue” adaptam-se as duas vias e a “mantenha-se...” adaptam-se só e simplesmente a quem circula à direita, além disso zelamos pela segurança dos “Wazers” e não pelo detalhe estrutural e visual da via.

AE com 3 vias e a da esquerda acaba.

- Partindo do pressuposto que se utiliza a mesma regra aqui não há nada a dizer “mantenha-se à direita”, porque? Porque estamos a supor que ele já circula à direita. “continue em frente” também não, então não havendo regra específica deverá vigorar de igual forma nos dois exemplos.

Área de testes

A1 <-> A23