Página principal

From Wazeopedia

Primeiros Passos

Olá Wazers, bem-vindos ao mundo Waze e à página da Comunidade Angolana do Waze na Wazeopedia!

Aqui poderão encontrar toda a informação sobre a comunidade, regras e boas práticas de edição do mapa do Waze em Angola, projetos em curso, entre outras informações importantes.

IMPORTANTE - Cada comunidade tem suas próprias regras de edição por isso consulte sempre a Wazeopedia do país no qual vai editar.

Qualquer duvida sobre a comunidade ou edições fique a vontade para perguntar em nosso fórum.

TransparentWazer.png O que é o Waze?

O Waze é uma aplicação de navegação por GPS que utiliza dados em tempo real, fornecidos por milhares de condutores na estrada (Wazers), e que sugere a melhor rota para chegar mais depressa ao seu destino.

Os mapas do Waze são atualizados por cerca de 30.000 editores voluntários, divididos em dezenas de comunidades no mundo inteiro!

Pode descarregar a aplicação do Waze para smartphones Android ou iOS na página oficial do Waze, ou diretamente neste endereço.


Ajude a melhorar o Waze

Você e os demais podem ajudar a melhorar o Waze.

  • Só conduza com o Waze ligado. É a forma mais fácil de melhorar o Waze.
  • Popularize o Waze. Chame os seus amigos, conhecidos e desconhecidos para participar!
  • Sugira melhorias ao Waze.
  • Comente e critique quando for preciso para melhorar o Waze.
  • Edite e melhore o mapa.
  • Utilize suas habilidades no seu idioma.
  • Ajude os demais e apoie a comunidade do Waze.
  • Atualize essa Wazeopedia.
  • Atualize o aplicativo cliente do Waze.

A Comunidade Angolana

A Comunidade Angolana do Waze é constituída por todos os Wazers, com especial destaque para os editores voluntários que dão o seu melhor para que o mapa do Waze esteja sempre atualizado!

A comunidade é gerida por um grupo de editores experientes, que reúne esforços para que se mantenham sempre as boas práticas de edição do mapa, garantindo, assim, que o Waze possa oferecer aos seus utilizadores um mapa que lhes permite chegar aos seus destinos da melhor forma e sempre em segurança! Estes editores também têm a função de ensinar e acompanhar membros mais novos e fomentar o crescimento da comunidade.

Redes socias de Angola

Siga as redes sociais criadas e geridas pela Comunidade Angolana do Waze para estar a par das últimas novidades!

  • Também pode acompanhar as discussões e estar a par das últimas novidades inscrevendo-se e acompanhando o Fórum Waze Angola.
  • Para comunicar entre si de forma mais rápida e direta, a Comunidade Angolana do Waze utiliza o Whatsapp, caso queira juntar-se ao grupo basta clicar aqui.

Map editing.png Edição do mapa

"IF IT'S NOT BROKEN, DON'T FIX IT!"

Esta é a frase que muitos dos editores vão ouvir (ou ler) dos editores mais antigos e seniores.

O processo de simplificação ou de afinação para novas funcionalidades traz sempre o potencial de quebrar algo que já funciona há anos. É importante perceber que o Waze está sempre a evoluir e, neste processo, há muita experimentação e muitas funcionalidades que ficam, de alguma forma, disponíveis no editor mas que nunca ficam disponíveis no mapa ou na aplicação.

O processo de simplificação de vias é um bom exemplo deste mote: ao unir dois segmentos num só, estamos a potenciar a perda de muita informação e o potencial para quebrar alguma coisa é real e é algo que acontece a todos os editores, incluindo o pessoal sénior. Não se pretende dizer que não se devem melhorar áreas que estão a funcionar há anos mas alertar para o fato de que o processo de simplificar uma via é, por si só, todo um projeto: há que validar se há inversões de marcha autorizadas, se há números de polícia definidos ao longo da via, se as velocidades nos dois sentidos são as mesmas e em que localizações, se o nome das ruas é o mesmo (sim, é possível), se há setas vermelhas em locais estratégicos, se há indicações de voz forçadas, etc., etc., etc.. A fim de se obter um melhor resultado neste tipo de edições, torna-se imprescindível o uso de plugins como WME Magic e WME Toolbox.

Constatando-se que há mesmo a necessidade de melhorar uma estrada, seja porque ajuda a aplicação, porque ajuda numa funcionalidade nova ou porque ajuda os outros editores, é importante considerar esta alteração como um projeto, onde se deve:

  • indicar com uma caixa de comentários, em cima do trabalho a ser feito, que o mesmo está em "obras"
  • acompanhar todos os UR's, MP's que possam aparecer na zona e resolvê-los rapidamente
  • pedir ajuda a alguém que seja da zona ou deslocar-se o próprio editor ao local para o conhecer em detalhe (isto porque o Google Map ou Street View poderá estar desactualizado)
  • envolver um maior número de editores, nomeadamente se for uma autoestrada ou uma estrada com muito trânsito (GPS Arrows), pois é importante para que se possa afinar / corrigir algo mais rapidamente


Gestão dos UR's (Update Requests) PUR's (Places Update Requests) e MP's (Map Problems).

Como manter a homogeneidade entre locais do mesmo tipo em Angola.

Como e quando usar abreviaturas, quais as autorizadas e porquê.

Como classificar corretamente uma estrada, permitindo, assim, que o Waze determine a melhor rota para o condutor.

Desde junho de 2019, é possível adicionar no Waze os preços de portagem para que a app apresente aos Wazers o valor estimado de portagens de uma determina rota. Com esta funcionalidade, os Wazers podem consultar os valores de portagem de várias rotas para um determinado destino, podendo optar pela rota que preferem em função deste custo.


  • Ferramentas de edição

WME Magic - ferramenta criada e mantida pela Comunidade Portuguesa do Waze: ajuda na harmonização, normalização e deteção de falhas no mapa.


O que é um Gestor de Área (AM - Area Manager)?

Um Gestor de Área (AM) é um membro da comunidade de editores do Waze que se oferece e dedica a um papel mais proativo na edição das áreas especificas de Angola que conheça bem, geralmente zonas onde mora, trabalha, tem família ou passa férias.

Antes de pedir acesso de AM, deve conhecer, no mínimo, o Guia de Normalização de Portugal, onde se encontra uma coleção de informação relativa a regras gerais do Waze, assim como regras específicas para Portugal que se aplicam igualmente em Angola.

Seguindo a política do Waze, os pedidos de AM em Angola são geridos pelas comunidades de Gestores de Área e de Gestores do País (CM - Country Manager) de Angola.

Para pedir acesso de AM e acesso a áreas adicionais, o editor deve preencher o seguinte formulário.

Os critérios mínimos para aprovação de AM são os seguintes:

  1. Preencher o formulário de forma correta. As áreas a pedir podem ser definidas usando um ou mais permalinks (clicar no link no canto inferior direito e copiar o link da barra do browser)
  2. Ter já efetuado edições de qualidade. Para editar não é necessário ser AM, basta conduzir com o Waze ligado e toda a área num raio de 1,6 km da condução será editável durante 90 dias, com exceção dos segmentos que tenham sido bloqueados. Caso haja a necessidade de corrigir algo que esteja bloqueado, existe um tópico no fórum para pedir ajuda na correção / desbloqueio dos segmentos em questão
  3. É obrigatório ser um editor ativo na comunidade portuguesa através do Fórum de Angola e no canal de Slack
  4. No primeiro pedido, apenas um permalink será aprovado. Posteriormente poder-se-á estender as áreas em função da prestação como AM até então
  5. Pedidos de áreas com zoom inferior a 2 serão analisadas com mais atenção e serão atribuídas apenas a AM's que tenham feito um bom trabalho até à data

Projetos

Fechados


Em apreciação

Ranking e responsabilidades

Rank 5 e 6


Editores de nível 5 e 6 têm uma responsabilidade acrescida para com os demais editores da Comunidade Angolana do Waze.

Todos eles são CM's (Country Manager) e têm a obrigação de manter os outros editores ativos e motivados.

Devem proporcionar à comunidade modelos de edição eficiente, mediante projetos, raids e partilha de zonas para serem corrigidas

Espera-se que estes editores prefiram oferecer aos outros todas as edições que o resto da comunidade possa fazer, estimulando a partilha de conhecimento e ajudando, assim, os outros editores a crescer.

Um editor de nível 5 e 6 não pode trabalhar sozinho, seja em mass updates ou em projetos.

Deve ser um editor exemplar para o resto da comunidade e focar-se na qualidade das edições e não na quantidade.

Ferramentas de gestão

Guia sobre o reporting tool

Outros Temas

Publicidade com erros

Quando o Wazer e/ou editor detectar na app uma publicidade errada (p. ex. um posto de combustível com “marca” trocada) ou um POI fora do local correto (p. ex. um Continente, McDonald’s, etc.), deverá preencher este formulário com vista à sua correção por parte da Equipa do Waze.