Projectos/Localidades: diferenças entre revisões Ver histórico

(Prêambulo)
(concelhos)
Linha 8: Linha 8:
==Proposta==
==Proposta==
======Introdução de novas localidades======
======Introdução de novas localidades======
'''- Introduzir a nova localidade, conforme a menção existente na placa toponímica, de início da mesma, aposta pela autarquia local (Junta de Freguesia e/ou Câmara):'''
'''- Introduzir a nova localidade, conforme a menção existente na placa toponímica, de início da mesma, aposta pela autarquia local (Junta de Freguesia e/ou Câmara Municipal):'''


'''Exemplo:'''[[Ficheiro:Placas.jpg|centro]]'''   '''
'''Exemplo:'''[[Ficheiro:Placas.jpg|centro]]'''   '''
Linha 27: Linha 27:


======Existência de localidades - Ordenação por Concelho======
======Existência de localidades - Ordenação por Concelho======
'''- Existindo já ''<u>uma localidade com o mesmo nome</u>'', tem-se por base a catalogação desta com o ''<u>Concelho</u>''''' '''a que pertence:'''
'''- Fora os 308 concelhos nacionais, ''<u>uma localidade é, regra geral, sempre catalogada com o concelho a que pertence, ficando este sempre "entre parêntesis"</u>'', conforme o exemplo seguinte, existindo diversas localidades com nomes iguais e por conseguinte, existe a necessidade de as diferenciar no mapa:'''


.
.

Revisão das 02h35min de 28 de maio de 2020

Projeto Localidades

Contexto

A tipificação de localidades a nível nacional, obedece a uma hierarquia toponímica, por forma a que as mesmas sejam conhecidas e reconhecidas pelos locais e de forma a que, quem as procura, saiba exatamente que é àquele lugar, sitio e/ou povoação que se quer dirigir e não a outro que se assemelhe.

Tendo por base a melhor orientação até a um destino final, a Waze Portugal estabeleceu normas de catalogação de localidades, por forma a que todas sejam o melhor reconhecidas no seu mapa de Portugal Continental e Ilhas. Assim, aquando da introdução de localidades no mapa Waze, terá que se ter em conta a hierarquização estabelecida e a preferência definida.

Proposta

Introdução de novas localidades

- Introduzir a nova localidade, conforme a menção existente na placa toponímica, de início da mesma, aposta pela autarquia local (Junta de Freguesia e/ou Câmara Municipal):

Exemplo:

   

Tal criação da localidade, pressupõe, posteriormente, estabelecer os seus limites regionais, procurando saber o início e o fim da respetiva placa toponímica, aposta à entrada e saída daquela, com os eventuais e variados arruamentos que lhe dão origem e fim.

Com a hierarquia adiante estabelecida, estabelece-se como regra que, apenas os 308 Concelhos existentes em Portugal Continental e Ilhas, permanecem com o seu nome toponímico sozinho, sem o distrito associado, em virtude de:

1º Todos os distritos e concelhos, são também localidades;

2º Os 18 distritos, são ao mesmo tempo também, concelhos e, por conseguinte localidades, estando já englobados nos 308 concelhos;

3º Os concelhos serão aqueles que irão diferenciar as diversas localidades a nível nacional, com as variadas exceções que decorrerão da hierarquia estabelecida e adiante mencionada.

Assim, estabelece-se a seguinte ordenação de localidades, com o maior detalhe /ou pormenor possível, por forma a fazer chegar o condutor ao local pretendido:

.

Existência de localidades - Ordenação por Concelho

- Fora os 308 concelhos nacionais, uma localidade é, regra geral, sempre catalogada com o concelho a que pertence, ficando este sempre "entre parêntesis", conforme o exemplo seguinte, existindo diversas localidades com nomes iguais e por conseguinte, existe a necessidade de as diferenciar no mapa:

.

Exemplo:  Ordonho (Guarda) ; Ordonho (Sabrosa)

.

Existência de localidades - Ordenação por Freguesia

- Existindo mais que uma localidade com o mesmo nome no mesmo Concelho, tem-se por base a catalogação desta com a Freguesia a que pertence:

.

Exemplo:  Sobral (Vermoil); Sobral (Guia)

.

A tipificação da freguesia, aquando da verificação e confirmação que a localidade pertence a uma União de várias freguesias, será aquela que ficar mais próxima da localidade que se pretende definir.

.

Existência de localidades - Ordenação por aldeias e/ou bairros

- Existindo dentro de uma localidade, pequenas aldeias e/ou bairros, que distam entre si cerca de 1/2 km (ou menos), consoante o tamanho dessa mesma localidade, terá que se ponderar se valerá a pena catalogar tais aldeias e/ou bairros, por forma a que o mapa não fique demasiado saturado de letras, que ocultem no mapa o essencial, que são as estradas de circulação automóvel.

Se tal acontecer, será então catalogado o nome dessa pequena aldeia e/ou bairro, constando esta(s) entre parêntesis, salientando-se a localidade a que lhe pertence, tomando como exemplo:

.

Catujal (Casal dos Sapateiros)

.

.

.

Distrito: Lisboa / Concelho: Loures / Freguesia: Unhos / Localidade: Catujal / Bairro: Casal dos Sapateiros

.

Existência de localidades - Complemento por Freguesias

- Existindo dentro de uma localidade, demasiadas freguesias, como é o caso da cidade de Lisboa, em que por vezes existem placas toponímicas a definir o início dessas mesmas freguesias, então cataloga-se conforme o exemplo demonstrativo:

Lisboa (Parque das Nações) / Lisboa (S. Domingos de Benfica) / Lisboa (Campo Grande)

.

.

Pretende-se com o facto, indicar ao cidadão que se encontra na cidade/localidade de Lisboa, no local afeto à dita freguesia. Atendendo à dimensão da cidade, torna-se relevante a menção da freguesia, sendo fundamental para o efeito a catalogação dos respetivos arruamentos.

.

.

Introdução de novas localidades - abreviaturas

- Aquando da introdução dos nomes de localidades, abreviar algumas palavras que se encontram na lista de abreviaturas da Wazeopedia, mas somente no início, eventual meio, do nome dessa mesma localidade e nunca no fim desse mesmo nome, caso se justifique.

 Exemplos:

     - St. António dos Cavaleiros e não Santo António dos Cavaleiros;

     - S. Mamede de Infesta e não São Mamede de Infesta;

     - Pte. de Lima e não Ponte de Lima;

     - Vale da Sr.ª da Póvoa e não Vale da Senhora da Póvoa.

.

Pretende-se com a abreviação de nomes de localidades, ficar o mapa mais limpo, atendendo que temos variadas localidades com nomes demasiado extensos. O comum nas abreviaturas de localidades são o nome de Santos (ex: S. em vez de São; St. em vez de Santo; St.ª em vez de Santa).

.

Área de testes

- Teste 04

.

Conclusão

- ainda em deliberação

- Com a presente definição de localidades, pretende-se um mapa mais ajustado à realidade e uma melhor orientação até ao destino final pretendido.