Difference between revisions of "Locais"

From Wazeopedia
m (Exemplos de Posicionamento de um Ponto)
Line 94: Line 94:
 
* Edifício com vários '''Pontos''':
 
* Edifício com vários '''Pontos''':
 
** Em edifícios com vários '''Pontos''', usa-se a mesma base para uma local isolado. Ou seja, o posicionamento do alfinete deve ficar perto da entrada.
 
** Em edifícios com vários '''Pontos''', usa-se a mesma base para uma local isolado. Ou seja, o posicionamento do alfinete deve ficar perto da entrada.
** Num complexo maior, como por exemplo um centro comercial, o alfinete deve ser colocado onde se situa fisicamente a loja. Dessa forma o usuário terá uma ideia para onde deve se dirigir e o sistema de navegação indicará como destino o segmento do mais próximo do local.<br>''{{u|Cuidado:}} Deverá seguir esta regra, exceto se o lugar onde coloca o '''Pontos''' for próximo de um segmento sem acesso ao centro comercial. Por exemplo, se uma loja estiver aos fundos do centro comercial e o local ficar próximo de um segmento sem acesso público, onde não é permitido o estacionamento de clientes, então nesse caso deve posicionar o '''Pontos''' como define a regra de um local isolado, isto é, na entrada do centro comercial mais próxima da loja em questão. Caso contrário os motoristas seriam guiados para os fundos do edifício sem a possibilidade de acessar a loja por lá.''
+
** Num complexo maior, como por exemplo um centro comercial, o alfinete deve ser colocado onde se situa fisicamente a loja. Dessa forma o usuário terá uma ideia para onde deve se dirigir e o sistema de navegação indicará como destino o segmento do mais próximo do local.<br>''{{u|Cuidado:}} Deverá seguir esta regra, exceto se o lugar onde colocar o '''Ponto''' for próximo de um segmento sem acesso ao centro comercial. Por exemplo, se uma loja estiver aos fundos do centro comercial e o local ficar próximo de um segmento sem acesso público, onde não é permitido o estacionamento de clientes, então nesse caso deve posicionar o '''Ponto''' como define a regra de um local isolado, isto é, na entrada do centro comercial mais próxima da loja em questão. Caso contrário os motoristas seriam guiados para os fundos do edifício sem a possibilidade de acessar a loja por lá.''
 
** Um edifício com escritórios em vários andares é um pouco complicado de posicionar, pela mesma razão do caso anteriormente enunciado. Assim nos edifícios com vários escritórios, as pessoas devem ser levadas até à entrada (enquanto não há uma opção melhor), uma vez que esse é o ponto através do qual a maioria das pessoas entra no edifício e onde o carro deverá parar.{{clear}}
 
** Um edifício com escritórios em vários andares é um pouco complicado de posicionar, pela mesma razão do caso anteriormente enunciado. Assim nos edifícios com vários escritórios, as pessoas devem ser levadas até à entrada (enquanto não há uma opção melhor), uma vez que esse é o ponto através do qual a maioria das pessoas entra no edifício e onde o carro deverá parar.{{clear}}
  

Revision as of 18:16, 12 March 2015

Ir para o Manual de Edição
This new page is currently undergoing modifications. The information and guidance is currently considered accurate enough to be followed now. Content is being prepared by one or more users. Do not make any changes before you post a message in this forum.

Introdução

Os "Locais" são um sistema de pontos de interesse (POI) do Waze. Os locais são definidos em dois tipos: Pontos e Áreas.

Os Pontos não são visíveis no mapa do Waze. No entanto, poderão ser objeto de pesquisa no aplicativo. Estes podem indicar destinos diferentes na navegação do Waze e são especialmente úteis, quando não aparecem resultados corretos nos outros mecanismos de busca usados pelo aplicativo Waze.

As Áreas (Ponto de referência, antigo "Landmark") têm a mesma função que o sistema de Ponto, estando a sua diferença na possibilidade de aparecerem no mapa do Waze. O maior destaque das Áreas faz com que estas em número elevado sobrecarreguem visualmente o mapa, perdendo desse modo a sua principal utilidade.

Como princípio básico "Se um local não é suficientemente grande e visível para orientar o usuário na sua condução, então este não deverá ser adicionado como um local do tipo Área". Esse é o princípio básico para distinguir os Pontos das Áreas e é com base nele que foi elaborada a tabela ilustrativa abaixo.

Postos de combustível e estacionamentos são exceções, já que precisam de manejo diferenciado, por isso sempre devem ser desenhados como Área.

Ponto

Os Locais do tipo Ponto do tipo ponto são apresentados de várias formas:
Wme place.png Alfinete de um Local (Ponto)
Wme place selected.png Alfinete de um Local (Ponto) selecionado
Wme place changed.png Alfinete de um Local (Ponto) alterado
Wme place pending update.png Local (Ponto) com pedido de atualização

Ponto de navegação

  • O alfinete de um Ponto deve ficar próximo à via onde for a entrada do local, isto é, o lugar aonde o motorista deve chegar. Sendo o alfinete o ponto de parada este deverá ser cuidadosamente posicionado no mapa..

Área

O Local do tipo Área é apresentado na forma de um polígono. Assim como um segmento, estes polígonos podem ser ajustados utilizando os pontos de geometria.

Todas as Áreas são mostradas no editor na cor violeta por padrão, azul-esverdeado quando selecionadas e laranja quando forem editadas e ainda não foi salva essa edição:

Area1.png
Area3.png
Area2.png

Ponto de navegação

  • A Área possui um ícone em forma de mira que será o ponto final da navegação.
  • A mira pode ser movido a qualquer ponto dentro do retângulo sombreado (ele só aparece enquanto a mira está sendo arrastado), podendo ficar a uma pequena distância do polígono.
  • O ponto de chegada deve ficar sobre a via onde for a entrada do local, isto é, o lugar aonde o motorista deve chegar.

Extensão

De forma geral, as Áreas devem ser desenhados no mapa da maneira mais simples possível. Muitas estruturas podem ser representadas por retângulos básicos. Não se preocupe em desenhar o formato de um prédio ou de um estacionamento de forma precisa porque muitos dos detalhes não serão visualizados no aplicativo Waze. Porém, em alguns casos, é interessante formatar o polígono para desenhar detalhes da planta da área de alguns destinos, a fim de que eles se assemelhem à planta real da estrutura representada.

Sendo assim, as Áreas de uma estrutura individual podem ser desenhadas seguindo as formas do próprio edifício ou englobando o edifício e o pátio em volta até encostar nas vias próximas.

Já as Áreas que envolvem mais de uma estrutura, assim como edifícios, espaços abertos, ruas e estacionamentos -- especialmente se estes componentes formarem um complexo unificado ou um polo -- devem compreender a propriedade toda, ou seja, até encostar nas vias próximas. Isto garante que o local e o seu nome fiquem suficientemente visíveis a um nível baixo de zoom.

Sobreposição

Em algumas situações, uma Área muito extensa pode conter pontos de interesse que por si já poderiam ser categorizados como outras Áreas, como prédios dentro de um complexo hospitalar ou institutos dentro de um campus universitário. No entanto, o aplicativo Waze identifica apenas os nomes dos diferentes locais, mas não os seus limites. Assim, os usuários não conseguem distinguir visualmente áreas menores dentro de outras áreas maiores. Apenas a etiqueta aparece, mas flutuando em cima da grande mancha de cor uniforme sem se poder identificar os diferentes locais isoladamente.

Como futuras versões do aplicativo isso poderá ser corrigido. Porém e por agora, os locais secundários, o uso de Pontos é a melhor solução. No futuro, se o aplicativo permitir distinguir entre áreas sobrepostas, esses Pontos poderão ser convertidos em Áreas.

Aparência no Aplicativo

Em Maio de 2014 os Locais do tipo Ponto ainda não são renderizados no Mapa ao Vivo nem nos dispositivos clientes, mas podem ser encontrados pelo mecanismo de busca dos aplicativos.

As Áreas são visíveis no Cliente e no Mapa ao vivo como uma mancha no mapa. Áreas' de pequenas dimensões não aparecem no mapa, mesmo com o zoom no máximo. Assim seguindo o princípio anteriormente referido, estes devem ser convertidos independentemente da sua categoria para Ponto.

Os Pontos não são visíveis no Cliente e no Mapa ao vivo, mas aparecem nos resultados de pesquisa.

Ajustando o ponto de navegação

Posicionamento de um Ponto

Wme point place at front door.png
O Ponto deve ser colocado o mais próximo possível do segmento ao qual o motorista deve chegar. Este é um exemplo de um Ponto de uma lanchonete localizado diretamente em um segmento de estacionamento.

O alfinete do Ponto deve ser colocado em frente da porta de entrada do local e ficar próximo da via na qual o condutor deverá ser guiado. O sistema de navegação do Waze determina como segmento de destino aquele que se encontra fisicamente mais próximo do Ponto. O alfinete representa o ponto de chegada.

Tipicamente, se um local estiver dentro de um edifício, o alfinete é colocado num lugar próximo à porta de entrada. Pense da seguinte forma: Onde posso parar o carro de uma forma mais segura possível, para deixar um passageiro ou estacionar o veículo?

Em resumo, o lugar mais prático para guiar um usuário até o estabelecimento, mesmo que o alfinete fique ligeiramente afastado de onde é fisicamente esse estabelecimento. Por isso, também se pode usar estacionamentos próximos e sempre que exista um segmento dedicado à entrada e saída de veículos deve-se colocar o ponto de navegação o mais próximo deste segmento.

Como mover um Ponto

Para mover um Ponto, primeiro selecione o alfinete do local, até ele ficar Wme venue selected.png. Agora, basta clicar e arrastar para o lugar correto.

Exemplos de Posicionamento de um Ponto

Alguns exemplos práticos

  • Edifício com apenas um Ponto:
    • Se existir apenas uma entrada, posicione o local perto dela.
    • Se existir duas entradas, (por exemplo num Supermercado de grandes dimensões e que por alguma razão não seja usado Área), posicione o local num ponto equidistante e colinear entre elas.
    • Se existir múltiplas entradas em diferentes fachadas e não existir uma porta principal óbvia, posicione o Ponto na entrada onde se situa o maior pátio de estacionamento ou na entrada mais próxima da rua correspondente ao endereço do local.
  • Edifício com vários Pontos:
    • Em edifícios com vários Pontos, usa-se a mesma base para uma local isolado. Ou seja, o posicionamento do alfinete deve ficar perto da entrada.
    • Num complexo maior, como por exemplo um centro comercial, o alfinete deve ser colocado onde se situa fisicamente a loja. Dessa forma o usuário terá uma ideia para onde deve se dirigir e o sistema de navegação indicará como destino o segmento do mais próximo do local.
      Cuidado: Deverá seguir esta regra, exceto se o lugar onde colocar o Ponto for próximo de um segmento sem acesso ao centro comercial. Por exemplo, se uma loja estiver aos fundos do centro comercial e o local ficar próximo de um segmento sem acesso público, onde não é permitido o estacionamento de clientes, então nesse caso deve posicionar o Ponto como define a regra de um local isolado, isto é, na entrada do centro comercial mais próxima da loja em questão. Caso contrário os motoristas seriam guiados para os fundos do edifício sem a possibilidade de acessar a loja por lá.
    • Um edifício com escritórios em vários andares é um pouco complicado de posicionar, pela mesma razão do caso anteriormente enunciado. Assim nos edifícios com vários escritórios, as pessoas devem ser levadas até à entrada (enquanto não há uma opção melhor), uma vez que esse é o ponto através do qual a maioria das pessoas entra no edifício e onde o carro deverá parar.

Ponto de navegação de uma Área

A seguinte Wme place stop point.png mira permite ajustar o ponto de chegada numa Área.

Na imagem está um exemplo de um parque com uma entrada a leste. Na segunda imagem, ampliada sobre a mira podemos ver como deve ser colocado o ponto de chegada.
Grande parque
Zoom sobre a mira

Distância limite para um ponto de destino

Quando desloca o ponto de navegação de uma Área, o posicionamento deste está limitado na área sombreada. Não é permitido posicionar o ponto de destino fora dessa fronteira.
Stop point place target border.png

Se deslocar uma Área e o ponto de navegação passar a situar-se numa zona fora do limite a sombreado, ocorrerá um erro ao salva. Desloque o ponto de navegação para o lugar correto, dentro dos limites e só então poderá salvar.

Como mover uma Área

Uma Área pode ser movida sem alterar a sua forma, selecionando o local através de um clique em cima deste Wme place drag handle.png. Depois basta ajustar a posição clicando e arrastando.

Detalhes do Local

Todo Local, seja Área ou Ponto, deve conter o máximo de detalhes possível. Isso inclui o nome, categoria adequada, endereço completo e cidade. Caso o ponto de interesse não possua endereço ou cidade, deve ser marcada a caixa “nenhum”.

Este é um exemplo de um posto de combustível com seus detalhes completos:
Wme place details.png
Há campos adicionais para permitir a entrada de mais detalhes (telefone, serviços disponíveis, horário de funcionamento...).

Combinação de Áreas e Pontos

Há algumas situações em que será interessante usar tanto Áreas como Pontos. Por exemplo, Shopping Centers, quando o próprio supermercado, localizado dentro do shopping, poderá ser considerado como destino, além de algumas lojas individuais que também poderão ser marcadas.

Um Shopping Center simples, quando mapeado desta maneira, poderá parecer-se com isso:
Áreas e pontos


Múltiplas categorias

  • Pode-se designar múltiplas categorias a um Local.
  • A categoria primária para um Local deve ser a primeira a ser inserida.
  • A categoria primária é mostrada em um tom de azul mais escuro que as outras.
  • A categoria primária é usada para determinar se deve ser utilizado o tipo Área ou Ponto para o Local a ser inserido.


Alguns tipos de Locais

Postos de combustíveis

Os postos de combustíveis sempre devem ser mapeado com Área de categoria Posto de combustível.

O mapeamento correto dos postos de combustíveis é vital para a funcionalidade de preços dos postos de combustível disponível no Brasil a partir da versão 3.5 do Waze. Essa funcionalidade permite encontrar o posto de combustível mais próximo dentro da sua rota ou o posto que apresenta o combustível de menor preço.

Veja como Adicionar Postos de Combustível.

Estacionamentos

Use a Área de categoria "Estacionamento".

O Estacionamento marca uma área bem definida construída para estacionamentos fora das ruas, incluindo estruturas e garagens. Há muitos elementos que devem ser considerados ao mapear um estacionamento. Os detalhes são cobertos em Places/Parking lot.

Sobre as vias internas do estacionamento, veja as informações em Estacionamento (Parking Lot Road)

Cruzamentos

Cruzamentos principais, particularmente em rodovias, devem ser identificados por uma Área.

Ela deve ser ajustada de forma rente ao conjunto de segmentos do cruzamento para assegurar uma apresentação organizada do Local no celular.

Cruzamentos de formato complexo:

Jct Name - Good1.PNG


Cruzamentos com retornos (veja também)

Jct Name - Good2.PNG


Formatos grandes não devem ser feitos a mão livre.

Jct Name - Large1.PNG

Rotatórias

Para auxiliar a navegação, os segmentos das rotatórias devem permanecer "sem nome". Se uma rotatória tiver um nome próprio (ex.: praça das gaivotas), então ela pode ser identificada por uma Área do tipo "Junção/Interseção" que preencherá o centro da rotatória. Isto só é aplicável a grandes rotatórias que apresentam mais de 30 metros de diâmetro.

A Área deve ser ajustada de forma rente aos segmentos da rotatória para assegurar uma apresentação organizada no celular.

Rotatoria.png

Praias

No Brasil as praias podem ser mapeadas. Isso facilita a localização do motorista tanto para praias conhecidas bem como para localidades que são de difícil acesso.

Para mapear as praias, a Área de categoria Praia deve ser utilizada cobrindo toda a orla da praia, ou seja, a areia. Para praias que possuem orla curta, ou seja que não possuam muita areia, a Área deve ser estendida para cima da água.


Nota: Os segmentos das ruas devem conter o município que a praia se encontra, não o nome da praia. Por exemplo Cidade: Tramandaí - Nome do Local: Oásis do Sul.


Veja abaixo e aqui um exemplo de como inserir apropriadamente uma Praia: Praia2.jpg

Esta modalidade de Local não tem propósito de busca ou navegação, por isso seu uso deve ser mínimo, para evitar que no cliente haja muitas informações desnecessárias ao motorista.

Bosques

Bosques e florestas podem ser mapeados através da Área de categoria "Floresta/Bosque"

Estruturas com Água

  • Rios e canais devem ser mapeados através da Área de categoria "Rio/Córrego". Use o script Street to River Plus para facilitar a criação de um rio em Greasemonkey no Firefox ou Tampermonkey no Chrome
  • Lagos e lagoas devem ter Área de categoria "Mar/Lago/Lagoa".
  • Mares também deve ter Área de categoria "Mar/Lago/Lagoa" mas um cuidado especial deve ser tomado com:
    • Bordas onde o Mar de dois países se encontram e apresentam nomes diferentes. Ele deve ser dividido e cada Área terá um nome distinto. Por exemplo English Channel/La Manche.
    • Se uma Área for grande demais, ela não será visível no Editor de mapas do Waze. Para este caso, a sobreposição de múltiplas Áreas pode ser aplicada.


Quando usar Área ou Ponto

Esta é uma tabela com a diretriz global para a escolha entre usar Área ou Ponto.

A categoria primária é a que deve ser usada na definição entre Área ou Ponto.

Principal Categoria Tipo Comentários
Serviços Automotivos Lava-jato Ponto
Serviços Automotivos Estação de recarga Ponto
Serviços Automotivos Concessionária / Loja Automotiva Ponto
Serviços Automotivos Posto de combustível Área Muitos postos de combustível também possuem lojas de conveniência e caixas eletrônicos. Lembre de usar "Posto de combustível" como categoria primária e adicionar outras conforme necessário.
Serviços Automotivos Estacionamento Ambos São muito raros os estacionamentos que realmente precisam ser mapeados. Por favor veja o artigo Places/Parking lot.
Transporte Aeroporto Área Manejo especial
Transporte Ponte Área
Transporte Estação de ônibus Ponto
Transporte Píer de balsa Ponto
Transporte Junção / Interseção Área
Transporte Porto / Marina Área Depende do tamanho.
Transporte Estação de metrô Ponto
Transporte Ponto de táxi Ponto
Transporte Estação de trem Ponto
Transporte Túnel Área
Profissional e público Cemitério Área
Profissional e público Prefeitura Ponto
Profissional e público Faculdade / Universidade Área
Profissional e público Centro de eventos / Convenções Área Depende do tamanho
Profissional e público Fórum Ponto
Profissional e público Embaixada / Consulado Área
Profissional e público Fábrica / Indústria Ambos Depende do tamanho
Profissional e público Corpo de bombeiros Ponto
Profissional e público Governamental Ponto
Profissional e público Hospital / Centro de saúde Área
Profissional e público Ponto de informações Ponto
Profissional e público Jardim de infância Ponto
Profissional e público Biblioteca Ponto
Profissional e público Área militar Área
Profissional e público Escritórios Ambos Depende do tamanho
Profissional e público Organização ou associação Ponto
Profissional e público Delegacia / Posto policial Ponto
Profissional e público Presídio / Centro de detenção Área
Profissional e público Correios Ponto
Profissional e público Centro religioso Ponto
Profissional e público Escola Área
Comércio e serviços Artes e artesanato Ponto
Comércio e serviços Caixa eletrônico / Caixa automático Ponto
Comércio e serviços Banco/ Financeira Ponto
Comércio e serviços Livraria Ponto
Comércio e serviços Concessionária Ponto Depende do tamanho
Comércio e serviços Locação de veículos Ponto
Comércio e serviços Loja de conveniência Ponto
Comércio e serviços Casa de câmbio Ponto
Comércio e serviços Loja de departamentos Ponto
Comércio e serviços Eletrônicos Ponto
Comércio e serviços Roupas e moda Ponto
Comércio e serviços Floricultura Ponto
Comércio e serviços Loja de móveis Ponto
Comércio e serviços Presentes Ponto
Comércio e serviços Academia / Fitness Ponto
Comércio e serviços Loja de material de construção Ponto
Comércio e serviços Joalheira Ponto
Comércio e serviços Lavanderia Ponto
Comércio e serviços Mercado Ponto
Comércio e serviços Loja de discos / Loja de música Ponto
Comércio e serviços Cuidados pessoais Ponto
Comércio e serviços Loja de animais / Veterinário Ponto
Comércio e serviços Farmácia Ponto
Comércio e serviços Fotografia Ponto
Comércio e serviços Centro comercial / Shopping center Área
Comércio e serviços Artigos esportivos Ponto
Comércio e serviços Supermercado / mercearia Ambos Sozinho pode ser uma área dependendo do tamanho, mas se fizer parte de um shopping center ou centro maior deve-se usar ponto
Comércio e serviços Piscina Ponto
Comércio e serviços Loja de brinquedos Ponto
Comércio e serviços Agência de viagens Ponto
Comida e bebida Padaria Ponto
Comida e bebida Bar Ponto
Comida e bebida Café Ponto
Comida e bebida Doceria Ponto
Comida e bebida Lanchonete Ponto
Comida e bebida Praça de alimentação Ponto
Comida e bebida Sorveteria Ponto
Comida e bebida Restaurante Ponto
Cultura e entretenimento Galeria de arte Ponto
Cultura e entretenimento Cassino Ambos Grandes hotéis-cassinos podem ser áreas.
Cultura e entretenimento Clube Ponto
Cultura e entretenimento Clube de jogos Ponto
Cultura e entretenimento Cinema Ponto
Cultura e entretenimento Museu Ponto
Cultura e entretenimento Área de música Ponto
Cultura e entretenimento Área de artes cênicas Ponto
Cultura e entretenimento Pista de corridas Área
Cultura e entretenimento Estádio / Arena Área
Cultura e entretenimento Parque temático Área
Cultura e entretenimento Teatro Ponto
Cultura e entretenimento Atração turística / Local histórico Ponto Depende do tamanho
Cultura e entretenimento Zoológico / Aquário Área Depende do tamanho
Outro Área em construção Área Não precisa necessariamente ser mapeado.
Outro Residencial / Condomínio NADA Não precisa ser mapeado
Alojamento Pousada Ponto
Alojamento Camping / Estacionamento para trailers Área Depende do tamanho
Alojamento Casa de campo / Chalé Ponto
Alojamento Albergue Ponto
Alojamento Hotel Ponto
Ao ar livre Praia Área
Ao ar livre Campo de golfe Área
Ao ar livre Parque Área
Ao ar livre Parque infantil / Praça de recreação Ponto
Ao ar livre Praça Área
Ao ar livre Calçadão Ponto Não precisa necessariamente ser mapeado
Ao ar livre Mirante Ponto
Ao ar livre Área de esqui Área
Ao ar livre Quadra esportiva Ponto
Natureza Fazenda NADA
Natureza Floresta / Bosque Área Mapear somente florestas oficiais, não todo amontoado de árvores.
Natureza Ilha Área
Natureza Rio / Córrego Área
Natureza Mar / Lago / Lagoa Área
Ir para o Manual de Edição