Guia sobre os pedidos de actualização

From Wazeopedia

Publicado: 5.dez.2018‎ | Editado: 16.ago.2020


A resolução de UR's (Update Request), PUR's (Place Update Request) e MP's (Map Problems) deve ser efetuada com a maior brevidade possível.

UR's (Update Request)

Um UR corresponde a um pedido de correção efetuado pelos Wazers quando estes, durante uma rota, detetam algum erro no mapa, erro na rota ou lhes é transmitida alguma instrução errada.

No caso dos UR's, estes são assinalados no editor do mapa (WME - Waze Map Editor) por balões que apresentam três cores indicadoras da idade do pedido de atualização:

Request pin open-low.png pedido efetuado nos últimos 5 dias

Request pin open-med.png pedido efetuado nos últimos 6 a 14 dias

Request pin open-high.png pedido efetuado há mais de 15 dias

Os UR's devem ser tratados com prioridade máxima. O objetivo é identificar e corrigir o problema que terá estado na origem do mesmo. Caso não seja percetível o problema que esteve na origem do erro reportado pelo Wazer, deve o editor adotar o seguinte procedimento:

  1. Usar o canal de comunicação disponível para o efeito, colocando a questão que achar pertinente. Aguardar até 7 dias pela resposta
  2. O Wazer respondeu: dá-se continuidade ao tratamento / resolução do pedido. e segue-se para o Ponto 5. Em caso de mais dúvidas, repete-se o Ponto 1 até total esclarecimento da situação
  3. O Wazer não respondeu no prazo de 7 dias: repetir o Ponto 1, desta feita ao remeter uma mensagem em jeito de lembrete para a necessidade de mais esclarecimentos
  4. O Wazer não respondeu no prazo de 14 dias: deve o editor analisar a situação com recurso aos meios ao seu dispor, de forma a tentar perceber o que se passou e, assim, dar como resolvido o pedido
  5. Remeter sempre uma resposta de fecho com indicação de que o pedido foi corrigido ou não foi identificado


Reitera-se que 7 dias sem qualquer reposta é o período máximo ao fim do qual se deverá dar o passo seguinte.


Com vista a manter a boa reputação do Waze e da sua comunidade de editores, devem ser observados os seguintes pontos:

  • Adotar linguagem cuidada e educada
  • Estimular a cooperação do Wazer
  • Evitar textos longos
  • Evitar pormenores técnicos (99% dos Wazers nunca abriu o WME)
  • Urbanidade entre editores: prioridade na resolução ao 1º editor; lembrar e ajudar, sem criar ruído


São variados os meios ao dispor do editor para apoio na identificação do problema, destacando-se:

  • Ser conhecedor do local
  • Imagens de Satélite disponibilizadas por várias plataformas (avaliar possíveis direitos de autor - ©)
  • Imagens disponibilizadas pelas plataformas Street View e/ou Mapillary
  • Rota sugerida pelo Waze vs. rota seguida pelo Wazer
  • Histórico GPS da zona
  • Verificação in loco
  • Pesquisa por notícias e/ou comunicados nos meios de comunicação ou nos websites da Câmara Municipal / Junta de Freguesia do local
  • Colaboração com o Wazer e/ou outros editores


Caso algum editor já tenha enviado mensagem ao Wazer a solicitar esclarecimento(s), mesmo que este não tenha respondido, não deve o UR ser comentado por outros editores, exceto se se tratar de AM's (Area Manager) da zona ou CM's (Country Manager). Excetuam-se também as situações onde um editor tenha informações acerca do problema. Deve, nesse caso, participar da conversa e identificar o problema. A resolução e consequente fecho do UR pode ser feito por qualquer um dos editores participantes.

Após o envio da resposta de fecho, o UR deve ser marcado como resolvido apenas se o problema que esteve na origem do pedido do Wazer tiver sido identificado e corrigido. Caso o problema não tenha sido identificado, o UR deve sempre ser marcado como não identificado. Após uma destas duas situações, deve o editor guardar a edição por si efetuada.


PUR's (Place Update Request)

Um PUR corresponde a um pedido de adição de um novo local ao mapa ou a um pedido de atualização dos dados relativos a um local atualmente já constante no mapa.

O objetivo é avaliar o pedido mediante prévia moderação dos dados que constam no mesmo e, se se verificar fundamento para tal, validar ou recusar o pedido. Assim, pela sua especificidade, um PUR carece de moderação e/ou validação, nomeadamente quando o pedido se refere à:

  • adição de um local ao mapa, efetuada por um Wazer não registado ou editor cujo ranking é igual a 1 e considerado de “não confiança” (1)
  • atualização dos dados de um local, solicitada por um Wazer não registado ou por um editor cujo ranking de edição é inferior ao nível de bloqueio do local sobre o qual efetua o pedido de atualização
(1) quando determinado número de contribuições, por parte de um mesmo Wazer ou um mesmo editor, tiver sido alvo de aprovação por um outro editor, o Wazer ou editor em questão passa a ser considerado “de confiança”, pelo que passam a poder adicionar novos locais sem moderação


No caso dos PUR's, estes são assinalados no editor do WME por balões que apresentam grafismos indicadores do tipo de pedido em causa:

Pur local.png adição de novo local ao mapa
Pur local update.png atualização de dados de um local já existente no mapa
Pur foto.png associar fotografia a um local existente no mapa
Pur flag.png denúncia de dados de local existente no mapa


Dependendo da idade do pedido, os balões apresentam três cores indicadoras da antiguidade do pedido de atualização (do mais recente para o mais antigo):

Pur local.pngPur local 1.pngPur local 2.png


A resolução dos PUR's deve ser efetuada com a máxima prioridade possível.

Mesmo que alguns dos dados estejam incorretos, ou a fotografia incluída no pedido seja imprópria e/ou desnecessária, o editor que o modera tem a possibilidade de, à posteriori à aceitação do pedido, atualizar / excluir as informações incorretas e/ou remover a fotografia. Assim, é mais rápido e mais ético aceitar as boas informações disponibilizadas no pedido e depois corrigir os dados incorretos. Deve-se, pois, evitar a situação em que se recusa o pedido para, posteriormente, o próprio editor preencher / acrescentar de raiz esses mesmos dados!

Não obstante a informação e as orientações indicadas abaixo, devem igualmente ser seguidas as regras constantes no Guia sobre edição de locais.


Adição de novo local ao mapa

Quase tudo o que possa referir-se a um local real pode, potencialmente, ser aprovado. Mesmo que somente alguns Wazer's possam beneficiar com a presença do local no mapa, vale a pena ponderar a sua validação. As exceções são locais que incluam informações privadas, conteúdo impróprio ou de outra forma totalmente irrelevante.

Aquando do pedido de adição de novo local ao mapa, deve o editor determinar se:

  • O local existe na realidade e no sítio efetivo onde consta o balão do PUR
  • A adição do local em causa aporta algo ao mapa
  • A Categoria selecionada é a correta e/ou a que melhor classifica o local
  • Os dados relativos ao local são corretos (nome, morada, localização, link para fonte externa - associar a um local do Google Maps, telefone, website, serviços disponibilizados, etc.)


Verificados os pontos acima, o pedido deve ser dado como validado e aceite e deve o editor guardar a edição por si efetuada.

Um pedido de adição de novo local ao mapa deve ser recusado quando se tratam de situações como as descritas abaixo, situações essas que tipicamente se afiguram como locais que devem ser definidos por parte do Wazer como Favoritos na aplicação e não como um local a adicionar ao mapa:

  • O local corresponde à residência do Wazer, de amigos ou de familiares, à residência de férias, etc.
  • O local corresponde ao local de trabalho do Wazer
  • O local é repetido, situação em que poderá ser ponderada a fusão com aquele já existente no mapa


Verificados os pontos acima, o pedido deve ser recusado e deve o editor guardar a edição por si efetuada.


Atualização de dados de um local já existente no mapa

Aquando do pedido de atualização de dados de um local, deve o editor determinar, dentro do possível, a veracidade de tais dados e, caso aportem algo ao mapa, o pedido deve ser dado como validado e aceite e deve o editor guardar a edição por si efetuada.

Tal como no pedido de adição de novo local ao mapa, deve o editor determinar se:

  • A Categoria selecionada é a correta e/ou que melhor classifica o local
  • Se os dados relativos ao local são corretos (nome, morada, localização, link para fonte externa - associar a um local do Google Maps, telefone, website, serviços disponibilizados, etc.)


A atualização de dados de local não implica apenas a adição de novos dados ou a correção de dados já existentes. Com efeito, a atualização de dados pode, também, corresponder a um pedido para ser removida informação apensa ao local. Também aqui, deve o editor determinar dentro do possível a veracidade de tal situação.


Associar fotografia a um local existente no mapa

Perante um pedido para associar uma fotografia a um local, o objetivo principal é determinar se a mesma é uma “fotografia aceitável”.

Atendendo à grande variedade de locais, determinar o que é uma “fotografia aceitável” poderá ser difícil. Em termos gerais, as fotografias dos locais devem ser claras o suficiente para que o Wazer possa usar a mesma como apoio para determinar se o local de destino é o correto.

Para que uma fotografia possa ser considerada “fotografia aceitável” e, assim, ser aprovada, deve o editor determinar se a mesma:

  • Mostra a imagem exterior do local, razoavelmente enquadrado naquela que é a envolvência do espaço circundante
  • Ajuda a diferenciar o local em causa de outros que lhe são próximos
  • Acrescenta algo às outras fotografias eventualmente já associadas ao local
  • Tem boa qualidade / boa iluminação
  • Não permite a um visualizador vincular uma pessoa / carro ao local


Um pedido para associar uma fotografia a um local deve ser recusado quando a fotografia mostra:

  • O interior do local
  • Pessoas
  • Carros no geral e impreterivelmente caso sejam visíveis matrículas ou parte das mesmas
  • Conteúdo não relacionado com o local
  • Conteúdo inapropriado
  • Conteúdo recolhido através de: janelas sujas, cobertas de chuva ou com reflexos; veículos em movimento; etc.
  • Partes do veículo do Wazer (tablier, espelhos retrovisores, janelas, etc.)

 

O editor deve ter presente que, no processo de moderação de uma fotografia, a opção de a recusar implica que a mesma não poderá mais ser recuperada, sendo este um processo irreversível.


Denúncia de dados de local existente no mapa

A denúncia de dados de local existente no mapa ocorre quando o Wazer ou editor identifica dados incorretos e/ou fotografias que não sejam consideradas “fotografia aceitável”.

Com vista a aprovar ou recusar uma denúncia, e por se tratarem de situações que se complementam, deve o editor proceder em conformidade com o indicado nos pontos “Atualização de dados de um local já existente no mapa” e “Associar fotografia a um local existente no mapa”.

Destaca-se a situação muito particular e recorrente relacionada com a denúncia de preços de combustível errados em postos de combustível. Por se tratar de um aspeto cuja correção não está ao alcance da comunidade de editores via o WME, este tipo de denúncias deve sempre ser recusado.


MP's (Map Problems)

(em elaboração)


Idêntica prioridade deve ser dada na resolução dos MP's (geralmente do parceiro Waze - CCP, CM Lisboa).

Wazer relaxing.gif