Página principal

From Wazeopedia

Waze Portugal.png Bem-vindo!

Olá caro Wazer, bem-vindo ao mundo Waze!

Waze.png Aplicação e website

Map editing.png Edição do mapa

IF IT'S NOT BROKEN, DON'T FIX IT! (to be moved to somewhere...)
Esta é a frase que muitos dos editores vão ouvir(ler) dos editores mais antigos e seniores.
O processo de simplificação ou de afinação para novas funcionalidades traz sempre o potencial de quebrar algo que já funciona há anos. É importante perceber que o Waze está sempre a evoluir e neste processo há muita experimentação, e muitas funcionalidades que ficam de alguma forma disponíveis no editor nunca ficam disponíveis no mapa ou na aplicação.
O processo de simplificação de vias é um bom exemplo deste MOTE, ao unir dois segmentos num só estamos a potenciar perda de muita informação. Quebrar alguma coisa é algo que acontece a todos os níveis de editores, incluindo o pessoal senior. Não estamos a dizer que não se deve melhorar áreas que estão a funcionar há anos, estamos a alertar que, o processo de simplificar uma avenida é um projecto em si. Temos que validar se há inversões de marcha autorizados, se há números de casa, se as velocidades nos dois sentidos são as mesmas e em que localizações, se o nome das ruas é o mesmo (sim, é possível), se há setas vermelhas em locais estratégicos, se há indicações de voz forçadas, etc etc etc. O uso dos plugins WME Toolbox e WME Magic são mandatórios nestes projectos.
Se há mesmo a necessidade de melhorar uma estrada, seja porque ajuda a aplicação, ajuda numa funcionalidade nova, ou ajuda os outros editores, é importante considerar esta alteração como um projecto, onde:
- Deve-se indicar com uma caixa de comentários em cima do trabalho a ser feito, que o mesmo está em "obras"
- Deve-se acompanhar todos os URs, MPs que possam aparecer na zona e resolve-los rapidamente
- Deve-se pedir ajuda a alguém que seja da zona ou deslocar-mo-nos ao local para o conhecer em detalhe (atenção que o Street View tem um potencial de estar desactualizado)
- Se for uma autoestrada ou uma estrada com muito trânsito (GPS Arrows), é importante que o projecto tenha mais editores para que se possa afinar/corrigir algo rapidamente
Gestão dos URs (update requests) PURs (places update requests) e MPs (map problems)
Como manter homogeneidade entre locais do mesmo tipo, em Portugal.
Como e quando usar abreviaturas. Quais as autorizadas e porquê.
Como classificar correctamente uma estrada. A classificação correcta das estradas ajuda o Waze a dar a melhor rota para o condutor.
Como crias percursos pagos com Portagem
  • Ferramentas de edição
WME Magic - ferramenta criada e mantida pela comunidade portuguesa, ajuda na harmonização, normalização e detecção de falhas no mapa
Disponível para editores activos, que conheçam muito bem uma determinada área de Portugal mas não conduzam lá frequentemente. Obrigatório estar activo na comunidade portuguesa e no nossa canal de Slack.

Projectos

Em implementação

  • Postos de combustível REPA

Em discussão

Outros Temas

Publicidade com erros

Quando detectamos na app com uma publicidade (exemplo de um posto de combustível com “marca” trocada), ou um POI fora do local correcto (exemplo Continente ou McDonald’s) preencher este formulário.

--- A partir daqui são conteúdos desactualizados, servem apenas como história ---

Waze.png Aplicação e website (antigo)

Map editing.png Edição do mapa (antigo)

Manual de edição

Guias e normas de Portugal (antigo)

Tarefas e estado de Portugal (antigo)

Ferramentas de edição (antigo)