Interface do Editor de Mapas (WME)

From Wazeopedia

(Redirected from Editor de Mapas (WME))

Este é um guia completo do Editor de Mapas do Waze (WME = Waze Map Editor). Se você é um novo editor deve ler o Guia Rápido de Edição de Mapas, se está procurando as regras de edição deve ler o Manual de edição, é importante também ler as melhores práticas de edição de mapa .

O WME foi lançado em 19 de Setembro de 2011 substituindo o antigo editor chamado Cartouche, este novo editor é constantemente atualizado com novas funções e correção de erros. O Editor de Mapas é suportado oficialmente apenas no browser Chrome. O Editor pode ou não funcionar em outros browsers.

Contents

Abrindo o Editor de Mapas

Acesse http://www.waze.com/editor

Página de Login

Faça o login utilizando seu usuário e senha criados no aplicativo cliente ou utilize o modo treino. Se o editor não estiver em português, no lado esquerdo em cima da janela de login é possivel modificar a linguagem do editor.

Modo de Treino

Na tela de login é possivel selecionar o modo treino do lado direito em baixo, você poderá testar a maior parte das funções do editor. As seguintes funções não estão disponiveis neste modo: WME Chat (sistema de conversa), responder/tratar URs (pedidos de atualização do mapa), tratar problemas de mapa (MP) ou parovar atualizações de locais (PU). As edições realizadas não serão contabilizadas pelo sistema e não será possivel salva-las.

Layout

Seções

O Editor de Mapas está dividido em 4 partes principais

  1. Painel esquerdo
  2. Barra de ferramentas
  3. Mapa em exibição
  4. Barra inferior


Painel esquerdo

No painel esquerdo é possivel selecionar o servidor de edição do Waze e entrar no modo snapshot. Abaixo está o nome do usuário, opção de deslogar do editor, os pontos e número de edições do editor,

Painel esquerdo sem objeto selecionado

No lado esquerdo aparecerão 4 abas se nenhum objeto estiver selecionado: Feed, Percursos, Áreas e Configurações

Feed

Descrição do Feed

Percursos
Ptbr WME - Interface - painel esquerdo - percursos.png

Percursos são rotas que você realizou com o aplicativo do Waze aberto. Enquanto você dirige o aplicativo Waze monitora sua localização (armazenando dados como localização, hora, velocidade) e transfere estes dados para o servidor do Waze. Estes dados são usados para validar o mapa atual (ruas, curvas, direções) e para aprender as velocidades médias das vias. Outros editores e gerentes de área podem ver os rastros de GPS sem conter informações de quem as fez, estes dados ajudam a fazer o mapa mais preciso.

DriveRoute.png

Clicando em um dos 5 percursos visiveis o mapa tentará exibir o percurso todo na tela. Rotas acima de 30 quilometros em geral não cabem no mapa devido ao zoom out máximo. Partes do mapa que estiverem em vermelho são ruas que ainda não existem no mapa. Amplie o mapa para verificar se as ruas devem ser adicionadas.

Selecione os números na parte de baixo dos percursos para visualizar percursos mais antigos em ordem de data decresente.

Em geral percursos são processados e disponilizados no editor de mapas em no máximo 1 hora após completar o percurso. Percursos mais curtos (menos de 50 quilometros) são disponibilizados em menos de 15 minutos. Se os servidores estiverem sobrecarregados, percursos acima de 150 quilometros podem levar até 1 semana para serem exibidos. Ocasionalmente ocorrem perdas de rotas devido a erros no servidor.

Áreas

Nesta aba são exibidas as áreas em que é possivel editar. Clicando nas áreas irá mostra-las. A tela será exibida no centro da área editavel, se a área editavel for maior que o máximo zoom out, não será possivel ver a área toda em uma tela só.

Configurações
Ptbr WME - Interface - painel esquerdo - configurações.png
Clicando no icone de configurações as seguinte opções são exibidas:
  • Novas vias como mão dupla - determina se todo novo segmento de rua é criado como mão única ou mão dupla
  • Novas vias com todas as conversões permitidas - quando uma nova rua é criado com uma conexão em outra rua, esta opção determina se todas as curvas são permitidas ou proibidas
  • Selecionar apenas quando nada selecionado - afeta o comportamento quando você seleciona um objeto (rua, segmento, junção, curva ou local) quando um ou mais objetos já estão selecionados
    • se não estiver selecionado clicar em um novo objeto irá automaticamente des-selecionar o objeto anterior
    • se estiver selecionado, você será prevenido de selecionar qualquer outro objeto se um outro já estiver selecionado. Note que o modo multiseleção permite que você selecione objetos adicionas, use a tecla ctrl para selecionar multiplos obejtos ou a tecla M para ligar/desligar o modo multi-seleção. Clicando em um local vazio também irá des-selecionar os outros objetos selecionados.
  • Unidades - Permite escolher entre os sistemas de medidas Imperial (pés/milhas) ou Métrico (metros/quilômetros)
  • Ambientes - Permite qual servidor de mapas utilizar
  • Idioma - Permite escolher o idioma do editor de mapas


Painel esquerdo com segmento(s) selecionado(s)

EndereçoGeralInterdiçõesTipo de ViaRoteamentoAdicionar RestriçõesSentido da ViaRadar de Velocidade MédiaLimite de VelocidadeElevaçãoBloqueioSelecionar Toda a ViaEditar NúmeroInformações do SegmentoVisualizar HistoricoPtbr WME - Interface - painel esquerdo - segmento selecionado.png
Sobre esta imagem
A primeira linha mostra quantos segmentos foram selecionados.
Endereço

Clicando no lapis irá mostrar a caixa de edição do endereço, é possivel também chegar nessa caixa apertando a tecla E. Nessa caixa podem ser feitas alterações em relação ao segmento ou segmentos selecionados.

Podem ser alterados ou adicionados o nome da rua, cidade, estado, país e adição de de nomes alternativos.

Antes de alterar o nome das ruas, verifique no manual de edição como as ruas devem ser nomeadas.

Se precisar renomear uma cidade inteira, solicite essa mudança no fórum.

Aba Geral

Nessa aba podem ser modificados varios atributos do(s) segmento(s), cada um será descrito abaixo.

Tipo de Via

O tipo correto da via deve ser selecionado além dos seguintes atributos:

Segmento com cabine de pedágio - Em uma via pedagiada, apenas o segmento com a cabine de pedágio deve ser marcado.

Não pavimentado - Marcado em vias que não são asfaltadas. Vias que só passam veículos 4x4 devem ser marcadas como Trilha 4x4/Off-road.

Segmento possui túnel - Marcado se o segmento for dentro de um túnel.

Obrigatório faróis ligados - Pela nova legislação de trânsito, em túneis e rodovias devem ser trafegados com o farol ligado. Marque se for aplicável ao segmento selecionado

Roteamento

O roteamento pode ser alterado para Desfavorável, Neutro ou Preferido. Essse atributo influência o algoritmo de calculo de rota, cada tipo de via tem uma penalidade nesse cálculo. Em vias acima de um certo comprimento apenas vias acima de uma certa categoria são consideradas, então se torna necessário fazer com que vias de um tipo menor se comportem como vias de um tipo maior.

Adicionar Restrições

Ao clicar nesse botão ou utlizar a tecla T, o WME irá mostrar a interface de edição de restrições temporais.

Sentido

Nesta lista pode ser alterado a mão da via, as opções são: dupla, 'A' para 'B' e 'B' para 'A'. Os pontos 'A' e 'B' são mostrados no mapa nos segmentos selecionados.

Radar de Velocidade Média

Essa caixa deve ser marcada se o segmento (ou segmentos) faz parte de uma rota com radar de velocidade média.

Limite de Velocidade

Se a via for de mão dupla haverá duas caixas, se for de mão única apenas uma. Nessas caixas devem ser preenchidas o valor da velocidade máxima para aquele segmento.

Elevação

A elevação do segmento, se a via estiver no solo ou for uma ponte deve ser selecionada a opção solo. As opções acima ou abaixo do solo devem ser selecionadas se a via estiver acima ou abaixo de outro segmento, exemplo os viadutos.

Bloqueio

Nessa lista pode ser selecionada o nivel de bloqueio da via, em geral deve ser deixado que o sistema automaticamente selecione o nivel de bloqueio do segmento, em alguns casos especificos niveis acima ou abaixo do selecionado automaticamente podem ser definidos.

Selecionar toda a via

Ao clicar nesse botão ou usar a tecla Ctrl+A o editor irá selecionar todos os segmentos conectados ao segmento inicialmente selecionado com as mesmas informações de endereço (nome, cidade, estado). Alguns segmentos fora da área visível também serão selecionados.

Editar números das casas

Ao clicar neste botão ou utilizar a tecla H, WME irá abrir a interface de edição de números.

Observações:

  • O botão Editar números das casas só aparece se apenas um segmento for selecionado.
  • O botão 'Editar números das casas estará desabilitado se outras modificações que necessitam ser salvas forem efetuads.
Informações do Segmento

Nesse campo aparecerão as informações do segmento: comprimento, ulitima atualização, criação e número de identificação

Visualizar Historico

Apertando neste botão é possivel visualizar quais alterações foram feitas anteriormente e quem as fez.

Aba interdições

Nesta aba editores de nível mais elevado podem habilitar fechamentos de vias. Leia mais em Interdições nas Vias.

Painel esquerdo com um radar selecionado

Ptbr WME - Interface - painel esquerdo - camera selecionada.png

Ao selecionar um radar, três atributos podem ser modificados.

Tipo do radar - Se o radar for apenas de avanço de sinal deve ser selecionado 'Radar Semafórico', se o radar for de velocidade deve ser selecionado 'Radar de velocidade' e caso o radar não exista deve ser selecionado 'falso'.

Velcodiade Máxima - Se o radar for do tipo velocidade deve ser colocado o valor máximo neste campo. Se o radar for de avanço de sinal e de velocidade, deve ser seleciona o tipo de radar como sendo "Radar Semafórico" e a velocidade máxima deve ser colocada nesse campo.

Aprovado - Cameras precisam ser confirmadas por um editor, marcado está caixa a camera será exibida para os usuários do aplicativo

Painel esquerdo com um local selecionado

Ao selecionar um local três abas serão exibidias: Geral, Mais Inf. e Fotos

Aba Geral

Dentro da aba Geral é possivel definir os seguintes atributos: -Categoria(s) a qual o local pertence -Nome do local e nome alternativo -Descrição do local -Nivel do bloqueio -Tipo (ponto ou área) -Provdores externos, são associações a resultados do google -Endereço Por último são exibidas as informações do local (atualização, criação e identificação do local)

Aba Mais Informações

Na aba mais informações são definidas informações de contato como website e telefone.

Em seguida podem ser definidos os serviços do local e por último o horário de funcionamento.

Aba Fotos

Nesta aba aparecerão Fotos do local adicionadas no aplicativo, essas fotos se não forem adequadas podem ser removidas.

Painel esquerdo com posto de gasolina selecionado

Ao selecionar um posto de combustivel a aba geral é bastante semelhante a de locais. Quando "Posto de Combustive" é definido como a categoria principal (primeira categoria) uma lista adicional é exibida permitindo selecionar a bandeira do posto.

Para o melhor funcionamento do posto no aplicativo é necessário preencher todo os campos de maneira correta.

Barra de ferramentas

700px

No topo do WME você verá a barra de ferramentas, os principais botões de controle estão nela.

Caixa de busca

Na caixa de busca você pode inserir um endereço, cidade, estado, país, local, ponto de interesse ou uma combinação destes. Após apertar em Enter será exibido uma lista de resultados, clicando em um deles deslocará o mapa para o local selecionado, caso exista apenas um local associado a busca o mapa automaticamente o levará para o local.

Por exemplo: buscando por uma cidade qualquer usando "Cidade, Estado" o levará diretamente para a cidade. No entanto, se você buscar apenas pelo nome de uma cidade qualquer será exbidio uma lista de resultados.

Botão comentários

O botão Arquivo:Ptbr WME interface - barra de ferramentas - comentarios.png é para adicionar comentários ao mapa, clicando nele é possivel adicionar comentários do tipo ponto Arquivo:Point.png ou área Arquivo:Area.png


A direita há uma imagem de um comentário selecionado. Em um comentário é possivel definir detalhes sobre o comentário selecionado:

  • Titulo
  • Comentário
  • Nivel de bloqueio
  • Termino
  • Tipo (ponto/área)

Adicionar local

Ao passar o mouse sobre o botão adicionar local será exibido um menu com as categorias que podem ser adicionadas, cada categoria pode ter um local criado do tipo ponto Arquivo:Point.png ou área Arquivo:Area.png. Use o painel esquerdo para alterar informações do local. Para um local do tipo área use a geometria do local para defini-lo e defina o local de entrada utilizando o ponto de parada Arquivo:Wme place stop point.png.

Desenhar segmento (menu)

Atalhos de Teclado: I ou O

Passe o mouse sobre esse botão para escolher criar um segmento ou rotatoria.

  • I - Road. Clique no mapa para iniciar o segmento, cada clique adicional adicionará um elegmento de geometria do segmento. Clique duas vezes para terminar o segmento.
  • O - Rotatoria. Clique no mapa no local que o centro da rotatoria deve ser, arraste o mouse ainda para definir a rotatoria. Clique novamente para finalizar a rotatoria.
  • Camera - Clique no mapa onde a camera deve ser criada. Leia mais sobre Speed Cameras
  • Caixa de junção - Leia mais sobre Caixas de Junção

Veja o Guia_Rápido_de_Edição_de_Mapas para obter mais informações sobre edição.

Botão Recarregar

Arquivo:Reload-layers.png Clicando neste botão as camadas serão recarregadas (exceto imagem de satelite, cidades e GPS). Recarregando usando este botão manterá o historico de conversa do chat. É também uma forma mais simples de ver alterações realizadas por outro editor no local sendo visualizado.

Botão Salvar

Arquivo:Wme button save pending red.png Atalhos de Teclado: Ctrl+S

O botão salvar tem duas funções: 1) Ele mostra o número de edições pendentes de serem salvas, e 2) ao ser clicado salva todas as edições realizadas.

A medida que edições forem realizadas, o contador do botão Salvar aumentará. O número se tornará vermelho para alertar que muitas edições são dificeis de salvar se houver qualquer erro de edição entre elas. (Este é o número de edições que você fez, não o número de edições que serão contabilizadas)

Quando o botão é clicado (ou a tecla de atalho é usada) o editor salva todas as edições reaçozadas. Este processo é um pouco mais complexo que parece, se houver erros ao salvar o seu browser será comunicado pelo servidor sdo Waze. Uma mensagem com detalhes do erro será exibida e será sugerido uma solução para conerta-lo. O mapa tentará mostrar onde o erro ocorreu.

Uma vez que o mapa for salvo com sucesso, não será possivel desfazer edições realizadas anteriormente com o botão desfazer.

Botão Desfazer

Atalhos de Teclado: Ctrl+Z

O botão desfazer irá desfazer edições que não foram salvas, as edições serão feitas de maneira consecutiva a cada clique.

IMPORTANTE: Após clicar no botão de salvar e a operação de salvamento for concluida, o botão desfazer não poderá desfazer alterações anteriores.

Cada edição pode ter sido algo diferente, por exemplo remover um nó de geometria é uma edição, mudar o nome de 25 segmentos ao mesmo tempo é outra edição. Então cuidado ao desfazer uma edição.

Botão Refazer

Atalhos de Teclado: Ctrl+ Shift+Z

O botão refazer irá refazer edições que forem desfeitas pelo clique no botão desfazer.

Botão Remover

Atalhos de Teclado: Delete Del

O botão remover ou usando a tecla Del irá remover qualquer objeto selecionado, Se multiplos objetos estiverem selecionados você será perguntado para confirmar a remoção. No momento apenas segmentos podem ser multi-selecionados.

Objetos não são removidos do mapa até que o botão salvar seja clicado. Uma vez que as remoções forem salvas não será possivel desfazer qualquer edição ou as remoções;

Camadas

Arquivo:Layers.png Passe o mouse em cima deste icone para mostar as camadas disponiveis. Quando a caixa junto a camada estiver clicada, a camada estará ativa no mapa. Cada camada possui uma Atalhos de Teclado associada.


Apertando no botão mais opções o menu a direita aparece, este menu mostra todas as camadas e suas opções.
Problemas

Clicando nesta caixa serão exibidos os problemas do mapa, há 5 diferentes problemas.

Mapa

Estes são problemas relativos aos segmentos de ruas, clicando na caixa é possivel visualizar este tipo de problema, há dois tipos de problemas nesta categoria que podem ser selecionados para visualização indepentemente.

Problemas de Mapa (MP)
Arquivo:Problem pin open-med.png Arquivo:Problem pin open-high.png Arquivo:Problem pin not-identified.png Tecla de atalho: não há

Os servidores do Waze continuamente analizam os trajetos de GPS dos usuários do Waze para determinar se há um problema no mapa, esta camada alerta os editores sobre possiveis problemas. Os principais erros reportados são ruas faltando, curvas incorretas e direção errada da rua.

Você pode alternar a visualização dos Prolemas de Mapa (MP) abertos clicando em Arquivo:Ptbr WME - interface - barra superior - camadas 3b.png a direita de Problemas, clicando em Arquivo:Ptbr WME - interface - barra superior - camadas 3a.png exibe os Problemas de Mapa fechados.

Veja Problemas no Mapa para mais informações.

Pedidos de Atualização (UR)
Arquivo:Request pin open conversation-med.png Arquivo:Request pin open-high.pngArquivo:Request pin solved conversation.png Atalhos de Teclado: Shift+U

Estes são problemas no map enviados pelos usuários do Waze durante o uso do aplicativo ou do LiveMap. Este icone mostra o local que o erro foi alertado, um pedaço do trajeto realizado pelo usuário antes e depois do erro será mostrado em verde. Se o Waze estava no modo navegação um pedaço antes e depois da rota sugerida pelo Waze será mostrada em roxo, com marcadores na rota indicando curvas avisadas ao usuário.

Você pode alternar a visibilidade dos Pedidos de Atualização de Mapa (UR) abertos clicando em Arquivo:Ptbr WME - interface - barra superior - camadas 3b.png a direita de Atualizações, clicando em Arquivo:Ptbr WME - interface - barra superior - camadas 3a.png exibe os Pedidos de Atualização de Mapa fechados.

Veja Pedidos de atualização para mais informações.

Atualização de Locais

Atalhos de Teclado: Shift+P

A camada de Atualização de Locais (PU) mostra atualizações de locais enviadas por usuários do Waze que ainda não tem o nivel confiável e editores novatos, editores de rank 2 ou acima decidem se aprovam ou reprovam cada pedido. Pedidos de Atualização mais novos são exibidos em rosa, mais antigos em uma cor mais escura. Pedidos aceitos mas ainda não salvos em verde.

Veja Atualizações de locais (Pedidos e Moderação) para mais detalhes.

Estacionamentos
Estes são problemas relativos aos estacionamentos, clicando na caixa é possivel visualizar este tipo de problema, há dois tipos de problemas nesta categoria que podem ser selecionados para visualização indepentemente.
Places

260px Atalhos de Teclado: Shift+L

Locais são conhecidos também como POI (ponto de interesse). Estes podem representar qualquer coisa exceto residências, alguns exemplos são parque,s postos de gasolina, ceimterios, estações, Há dois tipos de Locais: área e ponto.

Veja Locais para mais informações e como definir se o local é ponto ou área.

Vias

260px Atalhos de Teclado: Shift+R

Vias são todos os segmentos representados pelos seus varios tipos, dependendo do zoom level alguns tipos de via não são visiveis para despoluir o mapa.

Junction Boxes
Interdições
A camada de Interdições exibe o simbolo de interdições e qual direção a interdição se aplica. Interdições podem ser inseridas no WME ou através do aplicativo cliente. Interdições com cor vermelha indicam interdições ativas no momento, enquanto que na cor cinza indicam interdições futuras ou inseridas pelo aplicativo cliente. As setas pretas indicam o sentido da interdição.
Radares

Arquivo:Camera2false.png Arquivo:Camera2true.png Arquivo:Camera4false.png Arquivo:Camera4true.png Atalhos de Teclado: Shift+S

Radares de velocidade, radares de sinal vermelho e radares falsos são mostradas nessa camada. Motoristas reportam o tipo de camera e localização, um editor de mapas precisa confirmar a existência da camera no WME, ajustando a localização e direção para a qual a camera aponta antes que ela aparece no aplicativo. Radares confirmados exibirão um popup e um alerta de audio quando o motorista se aproximar do radar.

Veja Radares no Brasil para mais informações.

Visão
Imagem de Satelite

260px Atalhos de Teclado: Shift+I

Waze utiliza fotos aéras e de satelite providas pelo Google.

Gerentes de Área

260px Atalhos de Teclado: Shift+A

A camada de Gerentes de Área mostra retangulos coloridos sobrepostos com nomes. Estas áreas mostram as áreas que editores tem permissão de editar como gerente de área. Esta camada permite que ao encontrar um erro no mapa em uma área que você não tem permissão para editar, você possa enviar uma mensagem no fórum para o gerente da área.

Pontos GPS

260px Atalhos de Teclado: Shift+G

Esta camada exibe rastros dos usuários do Waze a medida que eles dirigem com o Waze ligado. O Waze armazena e plota as coordenadas GPS dos motoristas, esta camada é útil para associar ruas a sua posição correta em casos que a foto do satelite não existe ou está deslocada. Os rastros de GPS aparecem como setas coloridas dependendo de sua direção.

Áreas Editaveis

260px Atalhos de Teclado: Shift+E

Onde você pode editar é determinado principalmente por onde você conduziu com o Waze ligado. Edit rights são inicialmente autorizados em um raio de one-mile radius em torno de onde o motorista conduziu com o Waze ligado. As áreas em que é possivel editar são exibidas em um cor mais clara cercada de uma borda preta e a área não editavel escurecida. Usuários que são gerentes de área também poderão ver desta forma as áreas editaveis.

Veja Editable area para mais informações.

Usuários ao Vivo
Atalhos de Teclado: Shift+V

Esta camada irá mostrar em tempo real a localização de outros editores utilizando o simbolo acima, o nome do editor também será exibidio.

Cidades

260px Atalhos de Teclado: Shift+C

As áreas das cidades são mostradas segundo os segmentos associados a cada cidade utilizando diferentes cores. Esta cama é útili para encontrar segmentos que estão com a cidade incorreta. Se poucos segmentos pertencerem a uma cidade é possivel que as áreas estejam sobrepostas ou não estejam associadas ao segmento.

Mudar o nome da cidade para um segmento é feito através de propriedades de segmento. Se após consertar o nome da cidade a área que representa a cidade ainda for exibida de maneira incorreta, leia Updating the city layer.

Mapa em exibição

Todas as camadas selecionadas para exibição aparecem na área de exibição do mapa. A exibição do mapa ocupa a maior parte do espaço do Editor de Mapas. Qualquer objeto exibido é selecionável e editável, dependendendo dos seus direitos de editor na área visualizada.

Há 6 somponentes principais na área de exibição de mapa:
  1. Barra de informações
  2. Controle de zoom
  3. Ativador do Street View
  4. Janela de Chat

Janela de Chat

Barra Superior

A barra superior exibe em qual sala de conversa você está conectado e permite escolher se está visivel ou invisivel no mapa de edição e na lista de editores.

Lista de Editores

Todos os editores nessa sala de conversa são listados com seu nível. Clique no editor para pular para a sua localização de edição.

Caixa de Mensagens

Quando estiver no modo visivel, tecle uma mensagem na caixa de mensagems para participar da conversa.

Para mais informações sobre este assunto, veja Waze Map Editor/Chat.

Barra de Informações

700px

Logo abaixo da barra de ferramentas, existe uma área de fundo escuro com a largura da área de exibição do mapa.

  • A parte esquerda irá exibir a cidade e estado ou o pais.
  • A parte direita irá exibir mensagens sobre carregamento de camadas.

Controle de Zoom

Shortcut key: Shift+, Shift+

No canto direito superior está o controle de zoom do mapa. Clicando no + irá aproximar o mapa mostrando mais detalhes e uma área menor, clicando no - irá diminuir o zoom, aumentar a área exibida e mostrar menos detalhes. Você pode também clicar na barra entre o + e o - para selecionar um nivel de zoom.

As outras formas de controlar o nivel do zoom são definidas em Moving around the map.

Street View

Arquivo:Wme sv lens blue.gif

Para ativar o street view, arraste a lupa azul em baixo do controle de zoom para o local onde deseja visualizar o street view.

A medida que você arrastar a lente pelo mapa a lente irá mudar de cor para indicar a disponibilidade de imagens do street view::

Ao soltar a lente em um local a área de exibição do mapa será dividida em duas, na esquerda será mostrada á area de edição de mapa e a direita o Street View.

Para modificar o local de exibição do street view utilize as ferramentas de sua janela ou arraste o mouse e utilize o botão de rolagem do mouse para controlar o zoom. Para mudar a posição do street view utilize as setas ou arraste o icone azul pelo mapa.

Todas as funções de edição normal do mapa ainda estão disponiveis, mas a área de edição é menor. Se você utilizar o modo de edição de números, parte dos controles do street view serão sobrepostos, nesse caso utilize os controles do teclado e as teclas de atalho.

700px

Para fechar o street view, clique no X em cima do lado esquerdo da janela do street view ou aperte em Shift+W.

Mostrar minha Localização

Mostra o mapa da localização aproximada do editor.

Barra inferior

Arquivo:Bottom bar.PNG

Link "Wiki"

Abre uma nova aba e carrrega a pagina da Wazeopedia.

Link "Fórum de Edição"

Abre uma nova aba e carrega o fórum de edição de mapas do Brasil.

Link "Estado"

Abre uma nova aba e carrega o blog de status do Waze, mostra quando as últimas compliações de mapa foram realizadas (o mapa do Brasil está no servidor INTL) e outras mensagens que a equipe do Waze decide postar..

Atalhos do Teclado

Abre uma janela "pop-up" e mostra todo os atalhos de teclado que podem ser utilizados na janela do editor.

Escala

Nivel de Zoom Escala em Metros
10 2
9 5
8 10
7 10
6 20
5 100
4 100
3 200
2 500
1 1000
0 2000
Arquivo:Scale display.pngNo canto direito de baixo há um pequeno gráfico mostrando a escala do mapa sendo exibido.

Os valores da escala estão relacionados ao controle de zoom. Mudando o nivel de zoom altera a escala,

Latitude/Longitude

Arquivo:Lat-lon display.png

Após a escala está exibido a latitude e longitude, esse valor muda a medida que a posição do mouse é alterada sobre o mapa.

Permalink

Arquivo:Wme permalink icon.png No canto direito da tela há um icone de corrente

Clicando no ícone do permalink duas coisas serão feitas, a janela do editor será recarregada e centralizada nas coordenadas do permalink com a url sendo exibida e cria um endereço que pode ser compartilhado com outros. Um permalink é um link para o editor de mapas contendo a localização, nivel de zoom, camadas visiveis e objetos selecionados.

Antes de usar o icone do permalink verifica se a posição e zoom do mapa estão na configuração de mapa que você deseja mostrar. Se quiser é possivel seleciona um local ou vários segmentos.


To refresh the browser and "remember" the current editing window information, simply click on the permalink icon. Any unsaved edits will be lost, and the chat window will be cleared. The current map permalink will be copied to the address bar, and may be copied for sharing with other editors.

Clicando no icone do permalink a janela será recarregada, essa é uma maneira de salvar o local onde você está editando para posteriormente poder voltar a edita-lo. Caso não queira recarregar a pagina, basta passar o ponteiro do mouce sobre o icone da corrente e utilizar as teclas Ctrl+C (ou no Mac Cmd+C) para copiar permalink. Outra maneira é clicar com o botão direito do mouse sobre o icone e selecionar a opção copiar url.

Trabalhando com o mapa

Movimento Horizontal/Vertical e Zoom

  • Há duas maneiras de deslocar a posição do mapa:
    1. Clique e segure -- clique em um local vazio do mapa com o botão esquerdo e segure, em seguida desloque o mouse em qualquer direção.
    2. Teclas de atalho --
  • Há varias maneiras de fazer zoom no mapa:
    1. Shift+ e Shift+
    2. o zoom control no mapa.
    3. Duplo-clique em qualquer posição do mapa aumentar o zoom em um nivel e centraliza o mapa nesse ponto.
    4. Usando a barra de rolagem do mouse.
    5. No Macintosh usando um track pad, arraste para a esquerda ou direita.
    6. Segure a telcha Shift e clique e segudo o botão esquerdo, em seguira arraste para criar um retangulo como o abaixo para efetuar um zoom na área selecionada

Trabalhando com objetos

Objetos são itens no mapa que podem ser selecionados, Eles podem ser locais, segmentos, juções, pedidos de atualização, problemas de mapa e pedidos de atualização de locais.

Selecionando Objetos

Selecionando um Objeto

Um simples clique em um objeto irá seleciona-lo.

  • Selecionando um segmento, junção e local fará o objeto ter a cor azul. Informações sobre esses objetos aparecem no painel esquerdo.
  • Se apenas segmentos forem selecionados serão exibidos os pontos A e B nas extremidades.
  • Selecionando pedidos de atualização ou problemas no mapa os outros pedidos de atualização e problemas no mapa se tornam tranparentes.
  • Selecionando pedidos de atualização, problemas no mapa e pedidos de atualização de locais será exibido uma caixa de dialogo com informações.

Selecionando multiplos objetos

Multiplos segmentos de rua podem ser selecionados de uma vez para modificar uma propriedade de todos ao mesmo tempo. Há várias maneiras de selecionar multiplos segmentos:

  • Uma maneira é selecionar o primeiro objeto e em seguida usar ctrl+click (usuários MAC: Command+click) para selecionar segmentos adicionais.
  • Uma segunda maneira é utilizar o modo multi-seleção. Use o atalhos de teclado m para entrar no modo multi-seleção. Click cada segmento para adicionar ou subtrair segmentos da atual seleção. Para sair do modo multi-seleção aperte m novamente.
  • Para selecionar todos os segmentos entre dois segmentos, primeiro selecione um segmento, em seguida use alt+click (usuários Linux:ctrl+alt+click) para selecionar o segundo segmento. O editor irá adicionar ao grupo de segmentos selecionados os segmentos entre o primeiro e o segundo segmento, baseado principalmente em nome de segmento e também em linhas retas.
  • Para selecionar todos os segmentos em uma caixa use ctrl+ Shift+click (usuários MAC: Command+ Shift+click) e em seguida arraste o mouse enquanto segura o botão do mouse para formar uma caixa. Ao soltar o botão do mouse todos os segmentos dentro da caixa são selecionados.
  • Segmentos que tenham o mesmo nome pode mser selecionados usando o botão "Selecionar toda a via". Veja a descrição dessa função em Painel esquerdo com objeto selecionado para mais informações.

Geometria

Segmentos e locais em área tem geometria que significa uma forma. Você pode alterar a geometria adicionando, removendo ou movendo a geometria dos nós.

  • para criar um novo nó de geometria, selecione o objeto. passe o mouse sobre o objeto para que os nós sejam exibidos em branco. Entre os nós há um ponto menor onde um novo nó pode ser criado. Clique e segure o ponto para criar o novo nó de geometria.
  • para apagar um nó de geometria, selecione o objeto, passe o mouse sobre o objeto e em seguida sobre o nó que deseja remover, aperte e segure a tecla d sobre a geometria para remover o nó.

Movendo objetos

Local (ponto)
select o local (ponto), em seguida clique e arraste para a nova posição e salve. Existe um limite do quão longe o objeto pode ser movido antes de ser salvo. Para mover o objeto para mais longe, faça varias pequenas alterações.
Local Inteiro (área)
selecione a área, clique e arraste o icone de mover local, a mudança será feita sem modificar a forma.
nós de segmentos (extremidade ou geometria)
selecione o segmento, passe o ponteiro do mouse sobre o segmento para exibir a geometria de nós do segmento, clique e arraste uma das extremidades ou qualquer nó interno do segmento para alterar sua forma.
Geometria de Local do tipo área
selecione a área, passe o ponteiro do mouse sobre a área para exibir os nós de geometria, clique e arraste os nós para alterar a forma da área.
nó de junção
selecion apenas o nós de junção onde dois ou mais nós estão conectados, clique e arraste o nó, todos os segmentos conectados a esse nó terão suas extremidades movidas, isso irá alterar a forma de todos os segmentos.
nó de junção e alguns segmentos conectados
multi-seleciona vários segmentos que estão conectados a um mesmo nó de junção, clique e arraste a junção, apenas os segmentos selecionados serão movidos. Segmentos não selecionados serão desconectados da junção;

Unindo Segmentos

Quando apenas dois segmentos estão conectados a um nó é possivel unir os dois segmentos em um só, mas apenas se eles tiverem a mesmas informações no painel de informações. O segmento resultante terá um novo identificador de segmento. Há 3 maneiras de fazer isso.

  • 20px Selecione o nó de junção e aparte no botão lixeira
  • 20px Selecione os dois segmentos e utilize o botão bridge, isso irá elevar a elevação em 1.

Setas em junções

Selecione um segmento para ver todas as curvas saindo do segmento e retornos.

Controles de mapa adicionais

Arquivo:Node idle.png criador de junções - criar uma junção onde dois segmentos se cruzam
Onde dois segmentos se cruzam uma vez na mesma elevação e não estão conectados um ao outro, selecione os dois segmentos ao mesmo tempo e o icone criador de junções irá ser exibido. Clique nele para criar a junção, os dois segmentos serão dividos em 4 e uma junção será criada entre eles.
Arquivo:Bridge idle.png criador de ponte - cria uma ponte no cruzamento de 4 segmentos
A qualquer momento, selecione dois segmentos com propriedades identicas. O icone de ponte irá aparecer. Clicando no icone irá juntar os dois segmentos e um só e aumentar a elevação em 1 nivel acima do máximo nivel dos dois segmentos. Se possivel irá também unir os outros dois segmentos.

Permissão

Há varios tipos de permissão. Para mais informações leia editing permissions.

Permissão de edição de área
Você pode apenas editar objetos dentro da sua área de edição, isso inclui segmentos, junções, locais, problemas de mapa e pedidos de atualização (mapa/locais). Sua area edição é definida pela área obtida ao conduzir com o Waze ligado, áreas obtidas como gerente de área e áreas obtidas durante participação em map raid.
Pemissão de nivel de bloqueio
Segmentos e locais podem ser bloqueados. Você só pode editar estes objetos se o nivel de bloqueio for menor ou igual ao seu nivel de editor. Você só pode definir curvas se o nivel de ambos os segmentos envolvidos tiverem nivel menor ou igual ao seu. Se um segmento de nivel maior ao seu estiver conectado a uma junção você póderá adicionar ou remover segmentos que tenham nivel igual ou menor que o seu que estejam conectados a essa junção. Você pode definir bloqueio entre nivel 1 e o nivel de edição que você tiver.
Bloqueios de local por Staff
Alguns locais são bloqueados pelo Staff, em geral devido a existência de publicidade do local. Esse nivel de bloqueio é acima de todos os niveis de edição.
Status de confiança de locais do editor
Na edição de locais editores de nivel 1 precisam que a edição do local seja aprovada por um editor de nivel 2, após 10 aprovações o editor nivel 1 se torna confiável e não precisa mais de aprovação de suas edições. Editores de nivel 2 e superior nunca precisam de aprovação de suas edições de local para locais com nivel de bloqueio igual ou menor que o seu.
Permissão de interdições
Editores podem receber permissões de interdições de duas maneiras:
  1. Nivel - o nivel de permissão de interdição (RTC) varia por país, no Brasil é nivel 4, editores desse nivel podem adicionar e editar interdições em tempo real em qualquer segmento dentro de sua área de edição que não esteja bloqueado acima de seu nivel de edição.
  2. Áreas RTC - Editores podem ser dados permissão de RTC em certas áreas, essas permissões são dadas em geral a prefeituras ou concessionarias, estes editores podem adicionar e editar interdições em segmentos de qualquer nivel.
Bloqueio em interdições
Um segmento que tem uma interdição não pode ser editado até que a interdição seja removida do segmento. Caso um segmento possua interdição, será necessário que um editor de nivel 4 ou superior remova a interdição para que um editor de nivel menor possa editar o segmento.