Interdições nas vias

From Wazeopedia

  Ir para o Manual de edição  

Não utilize interdições ou restrições parciais para o fechamento de faixas. Interdições são usadas quando um segmento é completamente proibido ao tráfego de forma temporária. Restrições parciais podem ser usadas quando um segmento possui seu tráfego proibido a determinados tipos de veículos.

As vias podem ser parcial ou completamente interditadas em um ou ambos os sentidos por múltiplas razões:

  • Construção de vias
  • Desastres naturais
  • Eventos locais

Dependendo da causa uma via pode permanecer interditada por horas, dias, semanas ou mesmo anos. O período pelo qual uma via permanecerá fechada determinará a escolha de como deveremos proceder para atualizar os mapas.

Visão Geral

Existem cinco métodos para o controle do fluxo de veículos:

  1. Eventos de Trânsito (EV)
  2. Interdições nas vias (esta página)
  3. Alertas de interdição pelo aplicativo
  4. Restrições temporais
  • Eventos de Trânsito (EV) - Um evento de grandes proporções que é vinculado a interdições de vias. Em geral, é um evento programado com grande exposição e cujos efeitos afetam o trânsito consideravelmente. Um desastre natural de grandes proporções pode ser adicionado após sua ocorrência se as vias possuem suas rotas afetadas por vários dias.
  • Closure arrow in WME.png
    Interdições nas vias - As interdições temporárias podem ser adicionadas via WME ou por meio do cliente quando você dirigir pelo local. Interdições podem ser adicionadas diretamente aos segmentos por editores de nível mais alto sem haver mudanças significativas no segmento ou em suas restrições. São mostrados no cliente e mapa ao vivo com a aparência de doces com faixas zebradas brancas e vermelhas, alertando os usuários sobre as interdições.

Este é o método preferido para a interdição de vias por sua confiabilidade e fácil visualização pelos Wazers.

Se você não tiver acesso a ferramenta de interdição temporária no WME poderá solicitar no tópico Pedido de Interdições do respectivo estado no subfórum de Gerentes de Área

  • Alertas de bloqueio pelo aplicativo - Usuários do aplicativo podem alertar um bloqueio inesperado de determinada via enquanto dirigem. É utilizado, geralmente, para interdições até poucos dias de duração. Necessita de alguns usuários no local do bloqueio adicionando o mesmo alerta para ser então visualizado por outros usuários.
  • Restriction arrow yellow mouseover.gif
    Restrições temporais - Restrições por dia e horário ou Time-based restrictions (TBR). Utilizado quando conversões ou vias possuem algum tipo de restrição recorrente em determinados horários, dias da semana, tipos de veículos, etc. (exemplos: feira livre, rua de lazer) . Este recurso permite a restrição em um período de tempo definido e por isso pode ser usado, excepcionalmente, de modo complementar ao mega eventos ou interdições de vias se houver necessidade, caso o último não seja suficiente para ajustar o fluxo viário.
  • Desconexão de segmentos - Os segmentos que compõem uma via somente devem ser desconectados fisicamente se não houver qualquer intenção de reconexão ou tiver sido removida de forma permanente. No passado, este método era usado para construções de longa duração, mas atualmente a interdição de vias é o método de escolha.


Acessando a ferramenta de interdição temporária

Esta ferramenta é restrita aos editores nível 4 ou acima.

O uso desta ferramenta permite que as interdições possam ser adicionadas diretamente ao WME (editor de mapas do Waze) e sejam visíveis quase que imediatamente no cliente (aplicativo) e no Livemap (mapa ao vivo). Ele é mostrado de maneira destacada no mapa na forma de um alerta que lembra um doce e que contém faixas zebradas vermelhas e brancas ao longo dos segmentos envolvidos. Esta característica permite que os editores evitem o roteamento sobre segmentos específicos de forma imediata sem realizar quaisquer outras modificações ou danos aos segmentos e suas junções.

Se você não possuir o nível necessário para acessar a ferramenta de interdição temporária no WME, poderá solicitar a um editor com o nível exigido para desempenhar a tarefa por você através do tópico Pedidos de Interdição do tópico do respectivo estado no subfórum dos gerentes de área.

ATENÇÃO: Ao utilizarmos este atributo para interditar uma via, de forma imediata ou futura, algumas de suas propriedades não será editáveis enquanto todas as interdições programadas não tiverem sido apagadas ou terminado o prazo de interdição. Não será possível alterar o sentido da via, dividi-la, fundi-la ou alterar sua geometria de qualquer forma. As junções existentes em suas extremidades também não poderão ser movidas, ou ter qualquer segmento (des)conectado delas. Esta característica foi idealizada para prevenir quaisquer mudanças na ID (número de identificação) de um segmento ou de uma junção e que poderia corromper a interdição. As interdições são vinculadas ao ID do segmento que, se alterado, não será identificado no mapa em produção. Caso queira interditar um segmento, certifique-se de que, no WME, ele não foi criado, dividido, fundido, teve alteração de sentido recentemente, ou então será necessário aguardar a atualização dos mapas para refletir tais alterações. Outras alterações que não afetem o ID (mudança de nome, geometria, atributo, etc.) permitem que o bloqueio seja feito. Excepcionalmente as alterações de sentido permitem que uma interdição seja feita (inclusive no sentido antigo) por um prazo máximo de 48 horas. Esse limite permanece ativo até que o mapa seja atualizado.

Como adicionar uma interdição temporária no WME

Este é o método preferido para a interdição de vias por sua confiabilidade e fácil visualização pelos Wazers.

  1. Selecione os segmentos que você quer interditar.
  2. Clique em Interdições no painel à esquerda.
  3. Clique em + Adicionar uma interdição e preencha os seguintes campos:
    1. Descrição - Esse campo é visualizado simultaneamente no cliente e no Livemap. Adicione o nome do evento ou uma causa geral da interdição.
    2. Sentido - O sentido da interdição deve ser observado com cuidado. Nesse campo, você deve escolher qual direção será afetada de acordo com a orientação do(s) segmento(s) selecionado(s).
    3. Data e hora do início/fim - Adicione a data/horário da interdição que está sendo ativada (pode ser uma data do passado). Utilize o horário local da área que está sendo editada. O formato utilizado é o de 24 horas e AAAA-MM-DD. A data final (ou seja, a duração) de uma interdição não possui limite. A data de início é de até 365 dias para o futuro. Não há mais limite para a data de fim.
    4. Evento - Esse campo exibe as opções de eventos após determinar o período da interdição. Caso exista um evento localizado próximo e a duração da interdição esteja inserida no período do Evento de Trânsito (ET), será possível vinculá-los. Se o bloqueio não integrar nenhum evento, marque a opção "nenhum".
    5. Adjacente a via de carona solidária/serviço - Por padrão, uma interdição, quer tenha sido feita pelo aplicativo ou pelo editor de mapas, deixa de produzir efeito quando uma certa quantidade de Wazers trafegam por ela com o aplicativo ligado. Em situações de vias paralelas, isso pode confundir o GPS e desligar a interdição acidentalmente. Caso esta caixa esteja marcada, a interdição será mantida, mesmo que a presença de motoristas seja detectada na via interditada.
    6. Nós de interdição - Serão exibidos todos os nós de junção dos segmentos selecionados. Marque aqueles em que não seja possível cruzar a interdição, e desmarque aqueles em que ela possa ser cruzada.
    7. Salve & Verifique no WME. Interdições ativas mostrarão um ícone em vermelho enquanto que interdições inativas irão aparecer em cinza.
Adicionar interdicao.jpg

Quando usar a ferramenta de interdição temporária

Se uma via for afetada por apenas algumas horas, dias, ou mesmo se a duração seja incerta no curto prazo, utilize a função de interdição presente no aplicativo. Note que isto requer uma pessoa presente fisicamente no local do bloqueio. Várias pessoas precisarão alertar a interdição para que possa afetar positivamente o roteamento de todos os usuários. Alternativamente, a interdição temporária pode ser adicionada diretamente no WME (veja abaixo).

Road closure in client.JPG

Interditando múltiplos segmentos

As interdições temporárias podem ser adicionadas a múltiplos segmentos simultaneamente pela seleção de todos os segmentos afetados de uma única vez. Tenha o cuidado de verificar todos os segmentos após salvar para verificar que a interdição temporária foi adicionada corretamente.

Sentido dos segmentos em interdições de mão única

Se alguns dos segmentos envolvidos são em mão única ou alguns segmentos estão em sentidos opostos (B-A, A-B), você poderá configurar a interdição temporária como de mão dupla para todos os segmentos. Ao salvar você verá uma linha de erro para cada sentido de cada segmento interditados que falhou ao ser salvo pelo fato de serem de mão única. Você pode ignorar o erro e todos os segmentos deverão ser fechados em todos os sentidos possíveis. (Tenha o cuidado de verificar todas as interdições posteriormente.)

É também possível interditar um segmento de mão-única em seu sentido proibido quando essa alteração de sentido for recente. Isso é particularmente útil quando uma via tiver o seu sentido alterado permanentemente e estiver aguardando atualização dos mapas. Por exemplo: uma via teve seu sentido alterado de mão dupla para A-B. Diante disso, basta alterar o fluxo do segmento normalmente (A-B) e aplicar uma interdição de B-A por alguns dias. O bloqueio cessará ao fim do prazo, permitindo que o trânsito seja ajustado no intervalo de espera de atualização. Nesse caso de alteração de sentido, a interdição poderá durar apenas 48 horas; portanto, fique atento caso a atualização do mapa leve um tempo superior.

Interdições não visíveis

Interdições temporárias não estão sujeitas a aguardar por atualizações dos mapas e aparecerão online quase que imediatamente. Entretanto, se você tentar adicionar uma interdição temporária em um segmento que tenha sido modificado estruturalmente (e.g. modificada a ID do segmento por deleção, divisão ou união) deste a última atualização dos mapas, a interdição temporária não será salva até que as alterações no novo segmento sejam atualizadas pelo servidor.

Se adicionadas por meio de uma planilha Google os alertas aparecerão nas novas localizações nos nós, mas a coloração das vias e os roteamentos não serão implementados até que as atualizações dos mapas sejam efetivadas.

Para efeito de proteção, se você tentar interditar uma segmento novo ou modificado antes da próxima atualização da base de mapas, a interdição não será salva e o WME mostrará uma mensagem de erro (!) Element Segment with ID xxxxxxxx was not found (probably deleted). Espere até que as mudanças sejam incluídas numa atualização dos mapas e tente novamente.

Salvando seu trabalho

Uma interdição temporária não poderá ser adicionada em conjunto com qualquer outra edição de forma similar ao que ocorre com os números de casas. Se você possuir alguma edição pendente e tentar adicionar uma interdição temporária você receberá uma mensagem de erro no final. Salve todas as suas edições antes de tentar adicionar uma interdição temporária.

Interdições vs. restrições temporais

Se uma via é bloqueada com uma interdição temporária, não há qualquer necessidade de reforço com uma restrição temporária ou a necessidade de mudança das permissões nas conversões. (Isto também ajudará a preservar o mapa, já que tão logo as interdições temporárias expirem o mapa voltará a rotear como antes). Além disso, mesmo que uma restrição temporal seja programada para um período específico, ela terá que ser deletada manualmente após seu término.

Junções e tráfego cruzado

Quando adicionar uma interdição temporária, considere se as vias que se cruzam precisam ser bloqueadas. Caso o cruzamento deva ser bloqueado, lembre-se de marcar o nó de interdição correspondente. O contrário também deve ser observado. Caso tenha dúvida na identificação, posicione o cursor do mouse sobre o nó da lista e o mesmo será destacado no mapa.

Início e final das configurações de tempo

Clock.png
Tenha cuidado ao escolher o horário de término das interdições. 00:00 é o primeiro minuto do dia, 23:59 é o último minuto do dia. Uma interdição que termina em primeiro de Janeiro às 00:00 deixará a via livre ao tráfego durante todo o dia primeiro, enquanto se for configurada para 23:59 deverá deixar a via interditada durante todo o dia primeiro. Para prevenir ambiguidade tente utilizar 00:01 ao invés de 00:00 como horário de fechamento da interdição.

Interdições temporárias são ativas durante todo o minuto que elas estão configuradas.

  • Uma interdição configurada para iniciar 03:00 e terminar: 03:01 irá funcionar por 119 segundos, ou seja, de 03:00:00 - 03:01:59.
  • Uma interdição configurada para iniciar 03:00 e terminar 04:00 irá funcionar por 60 minutes e 59 segundos, ou seja, de 03:00:00 - 04:00:59.

Diariamente em horários determinados

Em princípio, verifique se o fechamento viário se enquadra nos casos de uso de interdição (situação de caráter não-perpétuo, como uma feira atípica, obra, festival, dentre outros). Se uma via é fechada todos os dias ou por vários dias em um certo período, existem três soluções possíveis:

  • Utilize restrições temporais, também conhecidas como restrições programadas ou baseadas no tempo. Você deverá esperar pela atualização dos mapas para que as mudanças de roteamento surtam efeito (A menos que você esteja disposto a adicionar cada dia de interdição individualmente no WME e tirar vantagem do benefício visual no cliente e Livemap).
  • O WME Advanced Closures é um script que permite personalizar interdições que se repetem periodicamente de várias formas (por dia da semana, intervalos regulares, etc.)

NOTAS para todos os períodos

O atual intervalo médio de atualização dos mapas é diário em todas as infraestruturas. Devido a este ciclo de atualizações, mudanças nos segmentos que antecedam as interdições temporárias precisam ser salvas no editor, pelo menos, dois dias antes do evento em questão.

  • Não esqueça de editar o mapa novamente quando a via for liberada parcial ou completamente.
  • Se uma via é interditada no mundo real, ela não deve ser desconectada de outras vias no WME, a menos que não haja planos para uma reabertura. E.g. transformação em calçada ou demolição de vias.
  • Modificar o sentido de circulação para "Desconhecido" não irá prevenir roteamentos sobre uma via já que o Waze irá analisar deslocamentos ao longo deste segmento e modificar a direção da via automaticamente. Esta configuração irá permitir ao Waze criar rotas se este for um segmento de mão dupla.
  • Se a mão de circulação de uma via se torna unidirecional permanentemente, modifique a direção da via para "mão única" e modifique as permissões de conversão quando necessário. É possível aplicar uma interdição de até 48h para evitar roteamentos no sentido proibido, mesmo que o segmento tenha sido alterado, até que o mapa atualize.
  • Interdita-se uma estrada apenas se ocorrer seu bloqueio total para automóveis. Bloqueios parciais (que permitem o fluxo, ainda que reduzido) serão gerenciados pelo servidor de rotas caso o trânsito fique lento.
  • Interdição impedirá roteamentos para todos os tipos de veículos.
  • Se uma rodovia é mais lenta que o habitual, o Waze identificará que a velocidade média da via foi modificada e fará alertas de engarrafamento automáticos. Os roteamentos para caminhos alternativos serão automaticamente ajustados de acordo com a velocidade dos usuários.
  • Se existe um desvio de rota oficial, o Waze irá assimilá-lo à medida que você dirige sobre ele.
  • Você deve checar se todas as vias ao redor estão mapeadas corretamente e possuem sentido e conectividade corretos; assim o Waze irá encontra a melhor rota.

  Ir para o Manual de edição